(UEM - 2009 INVERNO) Funções

Como faço a 02?

Gabarito

Fala man, sussa??

O jeito mais simples que eu vejo é pegando as informações da tabela e achando as funções. Dps que vc tem as funções, só escrever a composta entre elas.

f o h = f[h(x)]

Pra achar f(x) eu peguei quando x for zero e descobri o termo independente e dps escrevi a equação para outros 2 números da tabela para achar o que acompanha o x.

f(0) = -1 ––> termo independente é -1

f(2) = 7 ––> a.2 -1 = 7 ––> a = 8/2 ––> a = 4 = 22
f(3) = 26 ––> a.3 -1 = 26 ––> a = 27/3 ––> a = 9 = 32

Com isso conseguimos perceber que a é sempre o número que multiplica o x ao quadrado, sendo assim, podemos dizer que f(x) = x3 -1.

Agora é só fazer a mesma coisa com h(x).

h(0) = 3 ––> termo independente é 3

h(2) = -1 ––> b.2 +3 = -1 ––> b = -2
h(3) = -3 ––> b.3 +3 = -3 ––> b = -2

Sendo assim, podemos dizer que h(x) = -2x +3

Agora basta escrevermos a função composta e encontrar o domínio dela.

f[h(x)] ––> [h(x)]3 -1––> (-2x+3)3 -1

O domínio dessa função é [-∞,+∞], uma vez que não existe nenhum fator que limite o x (raiz ou fração).

Tem certeza que essa resposta está correta?? Posso estar enganado e ter feito alguma coisa errada, mas acho difícil que o domínio de uma função seja um conjunto tão pequeno. Enfim, vou continuar tentando aqui.

Caso alguém consiga, por favor nos ajude hahahaha

Vini, e como você sabe que so tem o a que acompanha o x? Não poderia ser, sei lá , uma função de qualquer jeito, com ax³ +bx² + cx .
Hoje to meio cansado, daí não to entendendo direito as coisas.

Então maninho, eu peguei ontem de noite pra ver esse exercício direito e realmente eu cometi um erro. Entre os pontos dados existem infinitas funções que passam por todos eles, sendo assim, é impossível determinar apenas uma equação (eu só achei uma das infinitas mesmo kkkk), tornando a minha resolução errada. Mas temos uma boa notícia, eu consegui resolver! KKKKKK Vou tentar achar um jeito mais simples de explicar e já mando aqui, um seg…

O jeito que eu tinha feito não é certo? Tipo, você não acha as funções, só pega os resultados. Caraca, hoje tá foda de eu entender .Acho que vou dar uma dormida e depois vou voltar uhAUShuas

Editando: Esqueci que nem mostrei o jeito que eu tava fazendo.

Então, vc não mostrou como vc tinha feito, mas é basicamente isso mesmo. Você ao invés de tentar achar as funções e fazer a composta, vc substitui direto os resultados e ve qual possui uma imagem, sendo assim, fazendo o caminho inverso e obtendo o domínio.

Quando analisamos a tabela, temos que H(x) pode assumir valores que são substitutos de X em F(x), sendo eles 3, 1, -1 e -3, cujos domínios são respectivamente 0, 1, 2 e 3.

Fez sentido?? Basta pegarmos os resultados de y de H(x) que podem ser substituídos no x de F(x).

Me desculpa se ficou confuso, qualquer coisa me avisa que eu tento explicar de outra forma.

Caramba que parada confusa. Eu entendi mas não entendi, sabe auhauahua. Vou olhar de noite, pra ve se minha cabeça tá melhor na hora.