UFRGS 2018 - Questão sobre o sujeito


#1


Prova com o texto: http://www.ufrgs.br/coperse/provas-e-servicos/baixar-provas/LNGUAPORTUGUESAeREDAOPROVA.pdf

Reposta é letra A, mas gostaria de uma explicação do motivo pelo qual as 2 últimas ultimas afirmativas são verdadeiras.


#2

Oi!
Bom, vamos lá.
A primeira alternativa está errada porque, você deve saber, “milhões de judeus” na verdade é objeto, e o sujeito em questão é indeterminado.
A segunda está certa porque há uma sequência de frases que estão deixando o sujeito “escondido” para não repetir muitas vezes, e em todas elas, o sujeito é “os médicos nazistas”.
A terceira também está correta. Fica mais fácil visualizar se você alterar a ordem da oração para a ordem direta, assim: Essas atrozes quimeras morriam felizmente. O verbo “morrer” concorda com “essas atrozes quimeras”, tornando esse trecho o sujeito.
A quarta também está correta. Repare que a oração em questão está na voz passiva, vamos alterá-la para a voz ativa: Proclamaram o Estado de Israel em 1948.
Você se lembra que o que é sujeito na voz ativa vira agente da passiva, e o que é complemento na voz ativa vira sujeito na voz passiva? Então: em “Proclamaram os Estado de Israel em 1948”, você tem sujeito indeterminado, ou seja, não há nada para virar agente da passiva, e “o Estado de Israel”, que é complemento na voz ativa, virou o sujeito da voz passiva, que é o que estão pedindo para analisarmos na alternativa. Por isso, em “Em 1948 foi proclamado o Estado de Israel”, “o Estado de Israel” é caracterizado como sujeito também.