UNEB 2018 - características dos compostos orgânicos

Oi, galera!! :grin: Poderia me ajudar nessa questão abaixo? Eu não compreendi o porquê da 02 e a 04 estarem falsas. E nem o gabarito. Agradeço desde já!

image

Os recursos naturais continuam sendo importantes fontes de substâncias e precursores com grande potencial terapêutico, não apenas pelo grande número de espécies vegetais com propriedades medicinais inexploradas, mas principalmente pela variedade de metabólitos primários e secundários por elas sintetizados. Os principais compostos antioxidantes extraídos do alecrim e do gengibre são o ácido carnósico e o 6-gingerol, respectivamente, conforme estrutura química. Sobre a química dessas substâncias, é correto afirmar:

01-As moléculas de ácido carnósico e de 6-gingerol possuem os grupos funcionais característicos de álcoois e de ácidos carboxílicos.
02- Quando as duas substâncias atuam como antioxidantes, o estado de oxidação do carbono diminui.
03- A presença de carbonos quaternários propicia a atividade antioxidante do ácido carnósico e do 6-gingerol.
04-A reação de radicais livres com ácido carnósico ou 6-gingerol é uma reação ácido-base de Brönsted-Lowry.
05-A atividade antioxidante das substâncias está associada ao grupo fenólico, presente nas estruturas das moléculas.
Gab: 05

vou escrever o que eu acho que seja.:

02- quando uma substância atua como antioxidante , ela irá oxidar , para que a outra se reduza.Por essa linha de raciocínio , percebemos que o número de oxidação do carbono deve aumentar.

04-um ácido de Bronsted-Lowry é aquele que doa um próton enquanto uma base recebe o próton , o que não é comentado , pois radical é um composto que apresenta um elétron desemparelhado , por exemplo CH3- , em que " - " é um elétron.

01- apresenta na verdade o fenol, no segundo composto temos fenol , éter , cetona.

05- eu lembro de ler que compostos com fenóis são utilizados para a dedetização de objetos.

Oi, @Matheus_Tsilva! :grin:
Muito obrigada por responder!!
Esclareceu agora!

Tive q mudar de forum pra vc me responder ne ?!
Kkkkk