Vetores física - Resultante

Mais uma vez vetores. Resposta correta A. Não consigo entender porque não pode ser a D, já que assim também forma a resultante Pe para anular.

Oi, Isa! tudo certinho?

oh, vou tentar fazer os desenhos no paint para você quando eu acabar de estudar por hj, pois estou sem celular para tirar uma foto

Porém, note o seguinte

O nosso vetor Pe tem uma componente x e uma componente y, certo? A componente y dele aponta para baixo. Para anularmos essa componente y para baixo, precisamos de uma componente y para cima. Sendo assim, a letra A é a alternativa.

Fez sentido?

Eu estava tentando explicar de uma forma que eu acho que não estava tão claro

de qualquer forma, achei essa resolução de um cursinho que eu gosto bastante, pois eu lembro de ter feito essa questão na Fuvest

Eu particularmente não gosto das resoluções de física do Oficina (eu falo isso porque eu estudei lá). Eu acho um pouco vagas.

Vou deixar aqui uma resolução do Anglo tb:

" A quantidade de movimento inicial do sistema é um vetor horizontal e para a direita. Como ela se conserva na interação, a quantidade de movimento final também é horizontal e para a direita. A quantidade de movimento final («math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«mover»«mi mathvariant=¨normal¨»p«/mi»«mo»§#8594;«/mo»«/mover»«/mstyle»«/math») é dada pela soma das quantidades de movimento do fóton («math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«msub»«mover»«mi mathvariant=¨normal¨»p«/mi»«mo»§#8594;«/mo»«/mover»«mi mathvariant=¨normal¨»f«/mi»«/msub»«/mstyle»«/math») e do elétron («math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«msub»«mover»«mi mathvariant=¨normal¨»p«/mi»«mo»§#8594;«/mo»«/mover»«mi mathvariant=¨normal¨»e«/mi»«/msub»«/mstyle»«/math»):

Entre as opções fornecidas, a única alternativa que indica «math xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«msub»«mover»«mi mathvariant=¨normal¨»p«/mi»«mo»§#8594;«/mo»«/mover»«mi mathvariant=¨normal¨»f«/mi»«/msub»«/mstyle»«/math» de forma que a soma acima possa ser horizontal para a direita é aquela apresentada na alternativa a .

Resposta: a

Vou tentar revisar o assunto ainda essa semana pois, quem sabe revisando, eu consigo te explicar com alguma dica melhor!

ah, e uma outra dica!

faça a regra do paralelogramo para a letra A e depois faça para a letra D
note que você terá vetores resultantes diferentes e o único que bate com o do fóton é o da letra A

Já fiz a regra do paralelogramo, você pode me fazer um desenho depois? Quero confirmar se o que fiz é isso mesmo. Pelo que eu entendi como a quantidade de movimento inicial do sistema tem que ser igual a do final e a quantidade inicial é dada por pf (Na horizontal), tenho que anular pe na direção do movimento para baixo dele (na decomposição do vetor resultante). O único vetor que anula pe nessa direção é o vetor vertical para cima. Seria isso? :shushing_face:

posso sim! vou tentar fazer no paint. É uma porcaria ficar sem celular, porque me ajudava muito nas resoluções. No paint eu sofro muito para fazer

“tenho que anular pe na direção do movimento para baixo dele (na decomposição do vetor resultante). O único vetor que anula pe nessa direção é o vetor vertical para cima”

simmm!
e após você anular no eixo y, note que restou apenas o a decomposição no eixo x é a mesma coisa que tínhamos no começo, ou seja, quantidade de movimento inicial igual a quantidade de movimento final. Como começamos sem nenhuma componente na vertical, acabamos sem nenhuma pois elas irão se anular!

perdão a demora para responder!

Eeee! Entendi, muito obrigada! Não tem problema, todos podemos demorar já que somos atarefados! :hugs:

Isabela do céu!!
tive um problema com meu computador
estava ficando louca já sem poder abrir o fórum e sem poder estudar direito
vou tentar fazer agora para você os desenhos!

Letra D

em vermelho: paralelo ao vetor pe
em azul: paralelo ao vetor pf
em verde: vetor resultante

image

em A

image

Vermelho é paralelo ao pf
azul é paralelo ao pe
e verde é resultante

ficou torto porque tentei ampliar, ai deformou um pouco HAHA

Aaaaa. Sem problemas, demorei para poder reaparecer por aqui também. Muitissimo obrigada!