Fale conosco

51 99438-10160800 001 8789

A gente liga para você

Agendar uma ligação

O que é o Fies?

A sua oportunidade para ingressar no ensino superior pode estar no Fies. O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) que financia as mensalidades do estudante em cursos de graduação em instituições privadas.

Pode solicitar o benefício somente quem está matriculado em cursos superiores que tenham avaliação positiva no MEC. Aqui, nessa listagem, você consegue conferir quais são as instituições de ensino participantes do Fies e fazer simulação do financiamento.

Quem pode participar do programa?

O programa tem suas regras e critérios, ele pode ser solicitado pelos estudantes pré-selecionados no processo seletivo do Fies em cursos presenciais de graduação pagos. Para participar você precisa se encaixar nos seguintes pré-requisitos:

  • Não ter concluído o ensino superior
  • Ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 5 salários mínimos
  • Ter participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010
  • Obter, ao menos, 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Se você não fez o Enem, poderá tentar a solicitação do Fies desde que:

  • Tenha concluído o ensino médio antes de 2010
  • Faça parte do quadro permanente de professores da rede pública de ensino, em efetivo exercício na educação básica, e tenha interesse em se inscrever em cursos de licenciatura ou pedagogia na sua área de atuação. Nesse caso, também podem participar os professores que já concluíram o curso superior.

Os cursos, por sua vez, precisam ter conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Aqueles que ainda não possuam avaliação no SINAES e que estejam autorizados para funcionamento, segundo cadastro do MEC, também, poderão participar do Programa.

Como funciona

O Fies é dividido em 3 modalidades, vamos a elas:

ModalidadeFIES 1FIES 2 - P-FiesFIES 3 - P-Fies
Quem pode se inscrever?Estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoaEstudantes da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoaEstudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa
Juros0%Taxas de juros deverão ser definidas em conjunto com a instituição financeira e a instituição de ensino. Os juros variam, inclusive com a possibilidade de chegar a zeroRecursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contratos geridos por bancos privados
PagamentoO pagamento inicia assim que o estudante conseguir seu primeiro emprego formal após formado. O valor da parcela é descontado automaticamente do salário.
Valor da parcelaNão pode ser mais de 10% da renda mensal