Fale conosco

51 99438-10160800 001 8789

A gente liga para você

Agendar uma ligação

O que é o ProUni?

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado pelo Ministério da Educação, em 2004, e busca oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. O principal objetivo da iniciativa é ampliar o número de estudantes, de baixa renda, matriculados em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Ou seja, é um programa que busca democratizar o acesso ao ensino superior.

Como funciona o ProUni?

O processo seletivo do ProUni ocorre duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo, o aumenta as suas chances de conseguir uma bolsa!

Enquanto acontece o período de inscrição, você terá de escolher duas instituições de ensino, cursos e turnos entre os que são disponibilizados, de acordo com sua preferência e perfil socioeconômico. Durante esse processo, é possível que você faça alterações em suas opções, já que só será considerada válida a última modificação realizada no portal.

Quem pode se inscrever no Prouni?

Para concorrer a uma das bolsas ofertadas pelo ProUni, é preciso que você tenha feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) da edição anterior ao processo seletivo do programa, ou seja, para tentar conquistar uma bolsa no ano de 2018, você precisa ter feito o ENEM de 2017.

O perfil que o programa procura tem suas especificidades, vamos a ele!

  • É necessário obter a nota mínima no ENEM (média de 450 pontos nas provas objetivas e pontuação acima de zero na redação);
  • Sua renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa ;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em exercício, integrando o quadro permanente da escola, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Tipos de bolsas do ProUni?

São oferecidos dois tipos de bolsa: as integrais e parciais (com desconto de até 50%).

A bolsa integral é destinada a estudantes com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Já a bolsa parcial é voltada aos candidatos com renda familiar, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

O mais interessante é que pessoas que conseguiram o desconto parcial podem se cadastrar no Fies para financiarem a outra metade da mensalidade do curso que foi escolhido.

Notas de corte do ProUni

A maior curiosidade dos candidatos é saber quanto eles precisam tirar no ENEM para conquistarem uma vaga no Prouni, entretanto, essa resposta só vem com a abertura do processo de inscrição ao programa de bolsas e há dois tipos de nota.

Enquanto o período de inscrição está acontecendo, a nota de corte parcial é calculada diariamente. Se sua nota for menor que a mínima exigida para o curso e instituição que você pretende, faça uso da possibilidade de alterações nas escolhas que o ProUni oferece, assim você aumenta suas chances de conseguir a tão sonhada vaga em instituições com pontos de corte mais baixos. Mas fique atento: as notas de corte parciais são indicativas, elas não garantem sua vaga.

Já a nota de corte final é calculada quando é encerrado o processo seletivo do ProUni. Essa pontuação define a sua classificação final na edição.

A disputa pelas vagas não ocorre entre todos os estudantes, os candidatos são segmentados por curso, turno, faculdade, cidade e modalidade (cotista ou não-cotista).

ENEM e ProUni

A relação entre o ENEM e o ProUni é muito simples, sem o primeiro não há como participar do segundo. Isso porque a nota obtida no exame é usada para concorrer uma vaga no programa, ou seja, um programa está intimamente vinculado ao outro. Por isso, é sempre bom se esforçar para conquistar uma boa nota no ENEM, porque quanto melhor for o seu desempenho, maiores serão suas chances de conseguir a tão sonhada bolsa de estudos.

ProUni tem cotas?

Sim, tem! Cada estado tem um percentual de vagas destinado a esses grupos, entretanto, o candidato cotista precisa se enquadrar nos outros critérios socioeconômicos já citados para concorrer às bolsas.