O que é o ProUni?

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado pelo Ministério da Educação, em 2004, e busca oferecer bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. O principal objetivo da iniciativa é ampliar o número de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Ou seja, é um programa que busca democratizar o acesso ao Ensino Superior.

Como funciona o ProUni?

O processo seletivo do ProUni ocorre duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo, o que aumenta as suas chances de conseguir uma bolsa!

Enquanto acontece o período de inscrição, você terá de escolher duas instituições de ensino, cursos e turnos entre os que são disponibilizados, de acordo com sua preferência e perfil socioeconômico. Durante esse processo, é possível que você faça alterações em suas opções, já que só será considerada válida a última modificação realizada no portal.

Quem pode se inscrever no Prouni?

Para concorrer a uma das bolsas ofertadas pelo ProUni, é preciso que você tenha feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) da edição anterior ao processo seletivo do programa. Ou seja, para conseguir uma bolsa no ano de 2020, você precisa ter feito o ENEM de 2019.

O perfil que o programa procura tem suas especificidades, vamos a ele!

  • É necessário obter a nota mínima no ENEM (média de 450 pontos nas provas objetivas e pontuação acima de zero na redação);
  • Sua renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa ;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de Ensino Básico, em exercício, integrando o quadro permanente da escola, e estar concorrendo à vaga em curso de licenciatura ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Tipos de bolsas do ProUni

São oferecidos dois tipos de bolsa: as integrais e parciais (com desconto de até 50%).

A bolsa integral é destinada a estudantes com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Já a bolsa parcial é voltada aos candidatos com renda familiar, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

O mais interessante é que pessoas que conseguiram o desconto parcial podem se cadastrar no Fies para financiarem a outra metade da mensalidade do curso que foi escolhido.

Notas de corte do ProUni

A maior curiosidade dos candidatos é saber quanto eles precisam tirar no ENEM para conquistarem uma vaga no ProUni. Entretanto, essa resposta só vem com a abertura do processo de inscrição ao programa de bolsas. É importante saber também que existem dois tipos de nota.

Enquanto o período de inscrição está acontecendo, a nota de corte parcial é calculada diariamente. Se sua nota for menor que a mínima exigida para o curso e instituição que você pretende, faça uso da possibilidade de alterações nas escolhas que o ProUni oferece. Assim você aumenta suas chances de conseguir a tão sonhada vaga em uma instituição com pontos de corte mais baixos. Mas fique atento: as notas de corte parciais são indicativas, elas não garantem sua vaga.

Já a nota de corte final é calculada quando é encerrado o processo seletivo do ProUni. Essa pontuação define a sua classificação final na edição.

A disputa pelas vagas não ocorre entre todos os estudantes, os candidatos são segmentados por curso, turno, faculdade, cidade e modalidade (cotista ou não-cotista).

ENEM e ProUni

A relação entre o ENEM e o ProUni é muito simples: sem o primeiro não há como participar do segundo. Isso porque a nota obtida no exame é usada para concorrer uma vaga no programa. Por isso, é sempre bom se esforçar para conquistar uma boa nota no ENEM, porque quanto melhor for o seu desempenho, maiores serão suas chances de conseguir a tão sonhada bolsa de estudos.

ProUni tem cotas?

Sim, tem! Cada estado tem um percentual de vagas destinado a esses grupos, entretanto, o candidato cotista precisa se enquadrar nos outros critérios socioeconômicos já citados para concorrer às bolsas.

Confira o cronograma do ProUni 2020

  • Inscrições: 28 de janeiro a 31 de janeiro2 a 9 de fevereiro de 2020;
  • Resultado da primeira chamada: 1041 de fevereiro de 2020;
  • Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições: 4 a 11 de fevereiro;
  • Registro no Sisprouni e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada): 4 a 14 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultados da segunda chamada: 18 de fevereiro;
  • Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (segunda chamada): 18 a 28 de fevereiro;
  • Registro no Sisprouni e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada): 18 de fevereiro a 3 de março.


Leia também

O que é o PROUNIComo se inscrever no PROUNIResultado do PROUNILista de espera do PROUNIUniversidades participantes do PROUNICronograma do PROUNI

Baixe os melhores materiais de estudo gratuitos

Checklist de conteúdos para o ENEM

Mapa Mental de Física

Exemplos de Redação para Praticar

Confira a lista completa de materiais para baixar

As melhores ferramentas para o estudante

Correções de RedaçõesPlano de EstudosSimuladosBanco de Provas
Simulador SISU