O que é o Sisu?

Você já deve ter ouvido falar no SISU: é assim que todo mundo chama o Sistema de Seleção Unificada. Mas você sabe do que se trata?

É bem simples: o SISU é um sistema de acesso à graduação no ensino público. Nele, as instituições públicas oferecem vagas para candidatos que tenham realizado a última edição do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. O programa é todo informatizado ‒ você faz todo o processo seletivo online ‒ e é gerenciado pelo Ministério da Educação.

Como funciona o SISU?

O SISU faz dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre, outro no início do segundo semestre. Há só uma etapa de inscrição em cada processo seletivo. Nela, você pode escolher dois cursos, na ordem de preferência, entre as vagas ofertadas.

Você também precisa definir se quer se inscrever para as vagas de ampla concorrência, às reservadas pela Lei de Cotas ou às destinadas a outras políticas afirmativas das instituições.E dá pra mudar de ideia? Dá sim: você pode mudar suas opções até as inscrições se encerrarem.

Depois, o sistema seleciona automaticamente aqueles candidatos que ficaram mais bem classificados em cada curso, levando em consideração as suas notas do ENEM (e os pesos que cada matéria tem no curso que você escolheu no Sisu).

É realizada só uma chamada para matrícula, então não dá para ratear! Lembre-se de que você tem um prazo para fazer a inscrição e garantir a sua vaga, não vá deixar passar.

Quem pode se inscrever?

Que maravilha! E eu posso me inscrever no SISU?, você deve estar se perguntando. Pode sim, se você fez a última edição do ENEM e não zerou a redação. Além disso, tem que ter completado o ensino médio e/ou ser maior de 18 anos. Ou seja: não pode ser treineiro!

Vale lembrar que alguns cursos exigem uma nota mínima para se inscrever. Eu já estou na faculdade, posso me inscrever no SISU?. A resposta é sim! Mas, se você já estuda em uma instituição pública e passar na seleção, vai ter que escolher qual curso quer fazer.

ENEM e Sisu

O SISU depende totalmente do ENEM: só pode se candidatar a vagas quem fez a última edição do exame. Quando você se inscreve no SISU, o sistema importa automaticamente as suas informações e as notas do ENEM.

Mas atenção, eles são coisas bem diferentes, ok? O Enem é uma prova, e o SISU, um sistema de seleção: você só precisa se inscrever para concorrer a uma vaga.

Os candidatos que forem se inscrever no Sisu em 2020 precisarão, por exemplo, terem feito a edição de 2019 do ENEM

Modalidades de inscrição

São três as modalidades de inscrição no SISU: ampla concorrência, cotas e ações afirmativas das próprias instituições. Para participar da ampla concorrência, tudo que você precisa é ter feito a edição do ENEM no ano anterior.

Já a Lei de Cotas (12.711/2012) determina que as instituições devem reservar 50% das vagas para alunos que estudaram em escolas públicas. Entre elas, metade é destinada a estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Além disso, um percentual das vagas é reservado a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Diferentemente, as ações afirmativas dependem de cada instituição e não são obrigatórias, e podem acontecer pela reserva de vagas ou por um bônus na nota final do candidato.

Atenção: a concorrência é só com quem está inscrito na mesma modalidade que você!


Leia também

O que é o SISUComo se inscrever no SisuResultado do SISULista de Espera SISUUniversidades participantes do SISUCronograma do SISU

Baixe os melhores materiais de estudo gratuitos

Checklist de conteúdos para o ENEM

Mapa Mental de Física

Exemplos de Redação para Praticar

Confira a lista completa de materiais para baixar

As melhores ferramentas para o estudante

Correções de RedaçõesPlano de EstudosSimuladosBanco de Provas
Simulador SISU