Carbonos quirais

image

Entendo o conceito de carbono quiral (ligado a quatro ligantes diferentes), mas não consigo identificá-los na estrutura. Por exemplo, aquele carbono ligado à hidroxila: ele não está ligado a apenas a dois ligantes diferentes (hidroxila e os carbonos do lado)?
Outra dúvida simples: procurei na internet, mas não consegui encontrar exatamente qual o significado das linhas preenchidas do CH3/H e do tracejado da hidroxila.

Oi, Johnny, como está? Espero que bem!

Então nesse caso não. Você precisa lembrar que o carbono faz 4 ligações. Há esses 3 ligações e uma quarta que está implícita nessa montagem: a ligação com o hidrogênio.

É o mesmo caso que esse aqui:

image

outros casos:

image

Agora, sobre a sua outra dúvida, vou deixar aqui uma explicação:

" É bem verdade, porém, que as fórmulas das substâncias não se encontram de forma exatamente plana no espaço. Por isso, em alguns casos, para dar uma ideia mais espacial, escrevem-se fórmulas em perspectiva , em que as ligações podem indicar se o átomo está no plano (traço normal), atrás do plano (cunha pontilhada) ou à frente do plano (cunha cheia):"

image

Espero que te ajude e boa sorte nas provas da Vunesp (se eu não me engano, essa foi uma questão do ano passado haha)

1 Curtida

Oi. Obrigado pela resposta, mas ainda tenho uma dúvida. Você pode me explicar o seguinte asterisco:
image
Neste caso, o carbono não está ligado a um hidrogênio, uma hidroxila e dois outros CH2? Tem como você escrever a fórmula estrutural dessa parte pra mim? Obrigado.

Oi, Johnny!

ele está ligado a um hidrogênio sim. Por isso disse que era para você abrir a cadeia para facilitar a visualização.

image

Cada carbono faz 4 ligações.
Se ele estivesse ligado apenas ao -OH e aos dois carbonos, precisaríamos de uma dupla ali, o que não é o caso. Como não temos dupla, temos um hidrogênio. O hidrogênio só não está explicitado, mas ele está ali. A questão costuma fazer isso. Deixa alguns explícitos e outros não para que o aluno perceba sozinho.

1 Curtida

Camila, eu só não entendo o seguinte: se aquele carbono está ligado à hidroxila, ao hidrogênio e a dois CH2, não seriam apenas três ligantes diferentes? Os dois CH2 não se equivalem?

Desculpa a lerdeza.

Johnny, eu estou a estrada agora, mas eu recomendo que você veja aula de isômeria óptica, porque nesse caso por ser um composto cíclico você não pode reparar só nos ligantes, mas em todo restante. Procure no YouTube que irá te ajudar muito!
Desculpa não te ajudar agora
Acho que lá pelas 23h consigo voltar por aqui

1 Curtida

nao precisa se desculpar por nada

1 Curtida

Certo. Vou procurar aqui. Obrigado!