Concordância verbal:

Na seguinte frase:
“Tanto os homens quanto a mulher estavam com pressa”

É possível a concordância da seguinte forma:
Tanto os homens quanto a mulher estava com pressa

???
Desde já, agradeço.

Oi, Pedro, como está? Espero que bem!

Sim, as duas concordâncias estão corretas!
Uma concorda com a idéia (homens + mulher)
e a outra concorda com mulher

Não sou muito boa em gramática, mas lembro da aula que o professor falava que as duas concordâncias eram aceitas, então creio que seja isso haha

Qualquer coisa alguém melhor capacitado poderá nos ajudar!

Fala @Pedro_Vitor_Meirelles! Tudo beleza?

Então, nesse quesito eu discordo um pouco da @Camila. Acredito que o uso do termo “tanto…quanto”, nesse caso, indica a presença de dois sujeitos na oração. Sendo assim, não se admitiria o uso do verbo no singular.
Pesquisei um pouco na internet e encontrei um site citando os casos em que se usa ou não o verbo no plural. Seguem os trechos:

A expressão tanto…quanto estabelece a coordenação de dois elementos, apresentados de igual forma, sem preponderância de algum destes elementos. O sujeito da oração são esses dois elementos adicionados, justificando-se assim também o uso do verbo no plural.
Exemplos com tanto…quanto: Tanto Joana quanto Júlia sabiam a resposta correta.
A prova de que os elementos se encontram coordenados nessas orações é que podemos retirá-los da estrutura tanto…quanto e uni-los apenas com a conjunção coordenativa aditiva e, sem que as orações percam o seu sentido: Joana e Júlia sabiam a resposta correta.

Diferentemente das construções frásicas apresentadas anteriormente, é possível utilizarmos a expressão tanto quanto entre vírgulas quando usada para introduzir uma informação adicional na oração principal.
Exemplos com tanto quanto entre vírgulas: Joana, tanto quanto Júlia, sabia a resposta correta.
Nestas construções frásicas há o destaque de um elemento que atua como o sujeito da oração, justificando-se assim o verbo no singular. A expressão tanto quanto introduz uma informação nova e adicional que pode ser retirada da oração principal, sem que haja alteração do seu sentido e estrutura: Joana sabia a resposta correta.

REFERÊNCIA: https://duvidas.dicio.com.br/tantoquanto-tem-virgula/

Seria bom mesmo ter o parecer de um professor da área, mas enquanto não aparece, você pode tentar procurar um pouco mais a fundo e tirar suas conclusões.

Espero ter ajudado, abraços!

João eu concordo com você! Pensando agora os exemplos que aprendi não tinham o “tanto quanto” e quando li a dúvida dele eu nem me toquei disso, mas lendo agora fica errada mesmo a segunda concordância!!
muito obrigada por explicar certinho e ajudar! :blush:
eu não ligo que discordem de minhas respostas nao! pode me corrigir sempre, ainda mais que voce é muito educado.
É assim que todos aprendemos!! :smiley:

muito obrigada!

Muito obrigado pela ajuda @Camila e @Joao_Vitor_Ponciano_Gama , certamente foi de grande ajuda.
Irei fazer como vocês recomendaram e dar uma melhor pesquisada, qualquer informação nova posto aqui.

abs.:grinning: