Condições ambientais e briófitas

Os aspectos gerais de cada um desses Domínios
associam-se diretamente com as características
adaptativas das Briófitas e com seu modo de vida, pois essas plantas

Gab: B
Por que nao pode ser letra A ? Ja que as briofitas precisam de água

Oi, Vane, como está? Espero que bem! :smiley:

Oh, na minha visão e até onde sei em botânica, eu lembro de ler e de me falarem sempre que briófitas eram indicadores biológicos e não aguentavam mudanças extremas, principalmente na qualidade do ar. Eu não concordo muito com esse gabarito, mas não sou a maior fã de botânica. Sei lá, eu achei um pouco confuso, porque também não vi nenhum erro na letra A :persevere:

Só vim aqui também compartilhar da minha confusão com essa questão hahaha
só uma observação, caso essa seja uma questão de simulado, eu tenho feito os do objetivo esse ano né e eu percebo que vira e mexe tem problema de gabarito viu. Vamos esperar alguém!

ps.: uma coisa que eu pensei aqui é que pode ter alguma relação com o regime hídrico dos Pampas ou do Pantanal, porque, se não me engano, são regiões que possuem chuvas regulares, principalmente os Pampas, o que pode invalidar a A. Enfim, só divagando aqui hahaha

Essa questão é do simulado 4 do farias brito online

falam que é bem aprofundado esse cursinho online. Só se for alguma coisa de rodapé (ou algo grotesco que não estamos notando, mas não sei não HAHA)

Boa noite, pessoal, venho compartilhar tbm minha concepção sobre esta questão e talvez trazer mais confusão kkkk. Bem, achei tbm essas respostas bem confusas… enfim, lembro de ver em uma aula que há espécies de briófitas que habitam ambientes como desertos e demais locais secos( mesmo essas sendo comuns em locais úmidos e sombreados). Acredito que o termo evolução na alternativa “A” talvez seja o fator que fez essa n ser considerada( a questão de habitats diferentes n necessariamente faz com que essas plantas sejam mais evoluídas mais em uns que em outros)

Se fosse pensar dessa forma, as mais evoluídas seriam as que estão nos habitats menos favoráveis a elas

hmmm, isso do evoluída tem sentido mesmo (pelo menos eu acho)
Eu não estava pensando no evoluídas nesse aspecto, eu estava pensando em quantidade ou até tamanho que, por mais que sejam pequenas, eu pensei que com muita água no local elas podem ser um pouquinho maiores.
mas pensando nesse aspecto (o que seria correto pensar né, uma vez que é uma questão de biologia), parece ter sentido sim!

Exatamente, @Daywison!
O erro está no termo ‘‘evoluídas’’… o fato de haver mais espécies de Briófitas em ambientes mais úmidos não significa dizer que as espécies que habitam a Caatinga sejam menos evoluídas!
Na Biologia, consideramos que caso um indivíduo consiga ter uma plena vida em seu habitat, ele está igualmente evoluído a todos os outros… é mais ou menos a mesma coisa de dizer que, embora os humanos tenham dominado boa parte do globo terrestre, nós ainda nos encontramos igualmente evoluídos ao macacos ou às baratas, por exemplo, uma vez que as espécies coexistem no tempo!

Pode-se dizer que a maioria das espécies de Briófitas estão adaptadas a ambientes mais úmidos… mas como Briófita se trata de um filo inteiro ( Filo Bryophyta ), não podemos afirmar que o filo está adaptado a ambientes higrófilos!