DBO - enem 2011


#1

Bom dia! Apontei as minhas justificativas para os erros das alternativas e gostaria que alguém confirmasse se entendi certinho. Obtrigada!

O gráfico seguinte mostra os resultados obtidos para testes alternativos de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), realizados por alunos de uma escola, com amostras de água coletadas em diferentes locais ao longo de um rio que corta a cidade habitada por eles.

Uma justificativa aceitável para os baixos valores de oxigênio dissolvido encontrados em algumas amostras de água do rio é o fato de

a- o rio poder apresentar variações naturais nas quantidades de sais inorgânicos dissolvidos que afetam a demanda bioquímica de oxigênio da água. (os sais inorgânicos não afetariam a DBO, já que a mesma se relaciona com matérias orgânicas)
b- a presença de áreas com baixas temperaturas no curso do rio poder ocasionar uma maior demanda de oxigênio, tornando o recurso hídrico inapropriado para o uso nestes pontos. (na verdade, temperaturas mais baixas aumentam a quantidade de oxigênio dissolvido)
c- as amostras terem sido coletadas em pontos onde há grande demanda de oxigênio, indicando aporte de material orgânico no curso d’água, o que compromete a utilização do recurso hídrico. ( bom, se a DBO é alta, a concentração de Oxigênio será baixa já que altas DBO indicam a presença de matéria orgânica e poluição)
d- a presença de atividade humana nos arredores do rio, associada ao uso inadequado do recurso hídrico, ocasionar diminuição na demanda bioquímica de oxigênio nas amostras analisadas. (ocasionaria o aumento da DBO)
e- a diminuição da demanda bioquímica de oxigênio decorrente da elevação do pH, como consequência do aporte de material de origem biológica, comprometer o uso do recurso hídrico nestas regiões. (se tem mais material biológico, a DBO aumentará)


#2

Oi Sara, tudo bem?

Apenas a justificativa C tem alguns pontos importantes para destacar:

Concordo que em temperaturas mais baixas a concentração de oxigênio dissolvido aumenta. Mas, não dá para afirmar que haverá alteração na DBO, pois esta é relacionada com a quantidade de matéria orgânica e não com a concentração de oxigênio dissolvido. A DBO afeta a concentração de oxigênio dissolvido, mas a concentração de oxigênio dissolvido não afeta a DBO.

Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida, escreva!


#3

Olá!

Qual o erro da alternativa D?
Outra coisa, no gabarito fala das amostras terem sido coletadas em pontos
onde há grande demanda de oxigênio sendo que no enunciado pede uma justificativa para os BAIXOS valores de oxigênio dissolvido… Não entendi, achei a resposta contraditória.

Alguém pode me ajudar nessa? :slight_smile:


#4

Oi, Vct!

na D fala o seguinte:

se ocorre a diminuição da demanda, haverá mais oxigênio, o que é o contrário do que o enunciado pede.
O importante é focar no que o enunciado pede, mesmo que o texto nos confunda. Isso é meio que de propósito para confundir o aluno, mas o que importa é o comando que a questão dá no enunciado e o que responde isso corretamente :slight_smile:

Espero que te ajude!