Decomposição do hidrogênio

(UFF-RJ) O gráfico a seguir representa a decomposição da molécula de hidrogênio
o94fpe

Analisando o gráfico assinale a alternativa correta.

a) X representa em módulo a energia de dissociação da molécula de hidrogênio em íons H1+ e H1-
b) Os átomos de hidrogênio, isoladamente, são mais estáveis do que a molécula de hidrogênio.
c) A formação da molécula de hidrogênio a partir de seus átomos nêutrons isolados é um processo com ganho
de energia.
d) A partir da formação da ligação, a energia aumenta devido ao distanciamento entre os núcleos dos átomos.
e) No ponto de menor energia do gráfico ocorreu a formação de uma ligação covalente simples.

Dúvida: Eu não consegui compreender como é possível dizer que ocorreu uma ligação covalente de acordo com o gráfico. Achei bem difícil interpretar esse gráfico. Alguém pode me ajudar?
Obrigada! :hugs:

Olá, Nathalia, tudo bem?

Vou tentar te explicar o conceito do gráfico juntamente com a explicação das alternativas, ok?? Então, vem comigo

a) Do gráfico, sabemos que, a variação de energia implica em agrupamento ou dissociação dos átomos, formando ou “desformando” a molécula de H2. Desse modo, quando a energia aumenta existe uma dissociação da molécula em hidrogênio, entretanto, como são átomos iguais possuem eletronegatividades iguais (então, elas vão “puxar” os elétrons com mesma intensidade). Diferentemente da alternativa, será formado átomos H e H (com carga zero).

b) Note, no gráfico, quando os átomos estão juntos a energia é baixa e quando estão separados, alta. Você pode associar estabilidade química com pouca energia. Assim, a alternativa é falsa.

c) Do mesmo modo que a alternativa B, átomos isolados possuem ALTA energia associada e quando se juntam a energia abaixa, portanto há PERDA de energia (e ganho de estabilidade).

d)

Bloco de Citação
Certamente isso não pode ser visualizado pela Lei de Coulomb, mas é um raciocínio a ser considerado:
Ep = ke²/q
Onde e é a carga elementar, correspondente às cargas do próton e elétron. Repare, portanto, que com o aumento da distância entre os núcleos dos átomos a energia potencial diminui. Dessa forma, fica claro que é o aumento da distância entre a eletrosfera de um átomo e o núcleo de outro que gera o aumento da energia, já que, nesse caso, se possui uma carga elementar positiva e outra negativa.
O que o gráfico diz é que existe uma distância adequada para os dois núcleos e em qualquer valor maior ou menor disso existe energia potencial de repulsão/atração.
Retirado deste fórum: https://pir2.forumeiros.com/t110103-decomposicao-do-h (editado)

e) No ponto de menor energia do gráfico, analisamos que a distância entre os núcleos é de 0,74 Aº, existindo, portanto uma ligação química.

Não posso afirmar que gráficos de ligações iônicas e/ou metálicas são análogos ou não, entretanto como a molécula formada é H2 (dado o gráfico) sabemos que a ligação é covalente. Dê uma olhada nessa definição:

Bloco de Citação
Ligação covalente é um tipo de interação entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, ou seja, elevada tendência de receber elétrons. Os elementos químicos comumente envolvidos nesse tipo de ligação são:
Hidrogênio (H)
Ametais
Retirado deste link: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-ligacao-covalente.htm#:~:text=Ligação%20covalente%20é%20a%20interação,meio%20do%20compartilhamento%20de%20elétrons. (editado)

Bem, em suma, este gráfico é bastante incomum e é normal ter dificuldade na interpretação, espero que esta explicação possa ter te dado uma luz, qualquer dúvida, pode me chamar :smiley:

3 Curtidas

Muito obrigada, ficou beem explicadinho! :hugs:

1 Curtida