Dúvida eletrodinâmica

Eu não consegui resolver essa questão, pois acho que não soube associar direito os resistores em um momento que terá um curso circuito entre eles. Alguém pode me ajudar??

GABARITO: C

Oi, Júlio! :raising_hand_woman:t2:
Deixa eu te falar, eu consegui fazer, mas com ajuda de um engenheiro eletricista (eu odeio pedir ajudar, mas precisei hehe) porque eu não sabia o que fazer com o neutro ali. Eu também chegou a achar que tinha algo em curto, mas não é isso. Estou confirmando aqui tudo que me passaram para não te explicar algo errado, mas, antes disso, você poderia me falar da onde é essa questão? É do enem mesmo?

Oi, @Camila !!
Então, foi de um simulado de ENEM que eu fiz em Agosto (se não me engano) que quem fornece é uma tal de “PREPARA AVALIAÇÕES”.

Fiquei sem entender a questão até hoje, aí lembrei de pôr no fórum antes do ENEM asuashasuhsa

ahh, entendi!! fiquei na dúvida se era do ENEM.

Vou explicar o que eu entendi, ok?
Então, a corrente que sai de cada fase tem como destino o neutro. Na fase 1, a corrente que sai dali, irá por cima para os resistores de 60 e depois para o de 10. Já a fase 2, a corrente já cai direto ali no neutro. Sendo assim, ela não tem utilidade. Logo, todo o circuito dependerá da DDP de 110V (como o enunciado já fornece)

Feito isso, agora precisamos montar o circuito.
A montagem é essa:

Sou péssima desenhando circuito e uma hora ali a caneta começou a falhar HAHA, mas o que vale a intenção haha

Nunca que eu ia conseguir deduzir isso sozinho sauashuashasuh
Eu só não entendi o motivo da Fase 2 não ter utilidade, nem o sentido da corrente no neutro. Alí não passa corrente?
Ahh e os desenhos dos circuitos ficaram top sauashasuha

então, era isso que eu não tinha entendido também haha
mas pela explicação que me deram (tenho muito amigo que fez/faz eng elétrica) é que a corrente sempre vai para o neutro. Nesse caso, a corrente que a fase 2 geraria, já cai direto no neutro, então fica sem utilidade, entende?

image

Perceba que ela já cai ali no neutro e “morre” ali. (em vermelho é a corrente da fase 2 e em azul a da fase 1)

eu ia pedir uma explicação mais detalhada, mas to morrendo de dó do meu amigo, ele precisa entregar o tcc até domingo e o outro tá viajando HAHAHA.
nisso eu também ia pesquisar, mas com as provas chegando eu fiquei com a consciência pesada hahah

e obrigada pelo elogio do desenho! eu acho minha letra tão feia, morro de dó de vocês aqui HAHAHA