Dúvida exercício Eletrodinâmica

UNICENTRO 2010

Um amperímetro, cuja resistência é RA = 0,05 Ω, permite medir correntes de 0 a 5,0 ampéres. Deseja-se dotar o instrumento de um “shunt”, de modo que o sistema permita medir correntes de 0 a 30 ampéres. O shunt é construído em cobre, cuja resistividade é ρ = 2,0.10–6 Ω.cm. A razão entre o comprimento e a área do shunt nestas condições vale

Sei que estou mandando muitas dúvidas aq mas eu realmente procuro antes, em videoaulas, resoluções e etc, só quando não entendo mesmo eu uso o fórum! muito obg por ajudarem :blush:

Olha minha resposta deu 8,3kohms . Vê se a resposta é essa ai eu mando a resolução

Oi, Julia!!

imagina! pode postar o quanto quiser! tem uma galera aqui que vai ficar muito feliz em te ajudar! Eu gostei bastante dos exercícios que você postou, por isso tentei fazer :smiley:
única coisa que ia falar, quando der, coloca a resposta para nós, porque já ajuda muito!!

eu cheguei em 5000 cm-1, mas eu estou na dúvida se é isso mesmo, porque não entendi direito o que é esse shunt.
Estou considerando como uma resistência que irá ser colocada em paralelo.
Enfim,me fale que,qualquer coisa, eu ou o Zi postamos a resposta!

Então Cah nessa questão eu pensei em igual as tensões para achar a nova resistência, com a nova resistência da para achar o novo comprimento.

então, Zi, eu tentei fazer isso, mas perceba que

R.i= R’.i’
quando você aumentar a corrente de i’ (que será de 30A) a resistência irá diminuir.
Precisaríamos tirar a resistência do aparelho, porém isso não é possível. Dessa forma, eu pensei em colocarmos uma resistência em paralelo, pois a resistência equivalente seria menor que resistência anterior.

É que sem a resposta é difícil ter uma conclusa

acabei de achar a resposta aqui!
é 5000 cm-1 mesmo
vou tentar fazer em um folha mais tarde!

muito obrigada dnvvvv

imagina, Julia!!! :heart:

A minha dúvida é a seguinte: 0,5x10^4 não deveria ser em metros em razão do sistema internacional…Só que ao mesmo tempo dá pra perceber que não pode ser em metros por que iria ficar absurdamente grande.Mesmo assim,alguém poderia me explicar por que o S.I não é considerado??

Oi, Lana, tudo bem?

note que a resistividade é dada em cm

Sendo assim, você precisa colocar em centímetros. Se fosse em metros, você colocaria em metros e por ai vai :slight_smile:

É a mesma coisa que acontece quando, por exemplo, fazemos exercícios de calor específico. Por mais que o SI seja em Kelvin, se o calor específico for dado em Celsius, devemos usar em Celsius, porque é como chegaremos até a resposta. E, também, você não precisará converter de grama para kilo, mesmo kilo estando no SI

Vou deixar uma questão de exemplo:

Um corpo A, homogêneo, de massa 200 g, varia sua temperatura de 20 ºC para 50 ºC ao receber 1200 calorias de uma fonte térmica. Durante todo o aquecimento, o corpo A mantém-se na fase sólida. Um outro corpo B, homogêneo, constituído da mesma substância do corpo A, tem o dobro da sua massa. Qual é, em cal/gºC, o calor específico da substância de B?

Notou que o calor específico está em gramas e em Celsius? Sendo assim, você não precisa converter nenhuma das duas unidades (e também não precisa converter caloria para Joule, mas essa é um pouco menos comum o pessoal converter logo de cara)

Sei que parece confuso no começo, mas depois quando você vai entendendo melhor a análise dimensional, fica um pouco mais fácil.

Qualquer coisa é só me falar!