Duvida questão sobre kant - enem ppl-2016

Professor, me surgiu essa dúvida sobre essa questão do enem ppl-2016, haja vista que nas aulas sobre kant não foi falado nada de que o Estado está autorizado a cobrar impostos dos cidadãos ricos. Por favor, esclarecer essa tese a respeito do filósofo, obrigado

Os ricos adquiriram uma obrigação relativamente à coisa pública, uma vez que devem sua existência ao ato de submissão à sua proteção e zelo, o que necessitam para viver; o Estado então fundamenta o seu direito de contribuição do que é deles nessa obrigação, visando a manutenção de seus concidadãos. Isso pode ser realizado pela imposição de um imposto sobre a propriedade ou a atividade comercial dos cidadãos, ou pelo estabelecimento de fundos e de uso dos juros obtidos a partir deles, não para suprir as necessidades do Estado (uma vez que este é rico), mas para suprir as necessidades do povo.

KANT, T. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, 2003.

Segundo esse texto de Kant, o Estado

a)
deve sustentar todas as pessoas que vivem sob seu poder, a fim de que a distribuição seja paritária.

b)
está autorizado a cobrar impostos dos cidadãos ricos para suprir as necessidades dos cidadãos pobres.

c)
dispõe de poucos recursos e, por esse motivo, é obrigado a cobrar impostos idênticos dos seus membros.

d)
delega aos cidadãos o dever de suprir as necessidades do Estado, por causa do seu elevado custo de manutenção.

e)
tem a incumbência de proteger os ricos das imposições pecuniárias dos pobres, pois os ricos pagam mais tributos.

1 Curtida

Hey Juan

Nessa questão o gabarito é a letra B.
Eu consegui responder ela através do texto dado mesmo, quando é dito: " […] uso dos juros obtidos a partir deles, não para suprir as necessidades do Estado (uma vez que este é rico), mas para suprir as necessidades do povo."

3 Curtidas

B

Está autorizado a cobrar impostos dos cidadãos ricos para suprir as necessidades dos cidadãos pobres.

Alternativa b é a correta. Mas qual a lógica que Kant emprega? Para Kant a ação de quem enriqueceu se deu na sociedade e o enriquecimento se deve também à resposta positiva dessa sociedade, sem isso seria impossível enriquecer. Logo, quem enriquece deve contribuir mais para essa sociedade e como quem forma a sociedade são todos, inclusive o Estado e as pessoas pobres, a melhor forma de contribuir é dispensar uma parte de sua riqueza (através de impostos) para ser usado de modo favorável para garantir uma vida um pouco melhor para as pessoas pobres.