ENEM PPL 2009 - Humanas

Boa noite! Não entendi muito bem a relação texto e alternativas. Achei a questão confusa. Alguém poderia me ajudar por favor? Obrigada!
Em seu discurso em honra dos primeiros mortos na Guerra do Peloponeso (séc. V a.C.), o ateniense Péricles fezum longo elogio fúnebre, exposto na obra do historiador Tucídides. Ao enfatizar o respeito dos atenienses à lei e seu amor ao belo, o estadista ateniense tinha em mente um outro tipo de organização de Estado e sociedade, contra o qual os gregos se haviam batido 50 anos antes e que se caracterizava por uma administração eficiente que concedia autonomia aos diferentes povos e era marcada pela construção de grandes obras e conquistas.
PRADO, A. L. A.,Tucídides, História da Guerra do Peloponeso, Livro I, São Paulo, Martins Fontes (com adaptações).
O “outro tipo de organização de Estado e sociedade” ao qual Péricles se refere era
A o mundo dos impérios orientais, que rivalizava comercialmente com a Atenas de Péricles.
B o Império Persa, que, apesar de possuir um vasto território, tentou, em vão, conquistar a Grécia.
C o universo dos demais gregos, que não viviam sob uma democracia, já que esta era exclusividade de Atenas.
D o Alto Império Romano, que, se destacava pela supremacia militar e pelo intenso desenvolvimento econômico.
E o mundo dos espartanos, que, desconhecendo a escrita e a lei, eram guiados pelo autoritarismo teocrático de seus líderes.

Oi Mariana.

Você consegue matar a questão logo aqui: "contra o qual os gregos se haviam batido 50 anos antes e que se caracterizava por uma administração eficiente que concedia autonomia aos diferentes povos e era marcada pela construção de grandes obras e conquistas."

Essa parte se refere às Guerras Médicas, entre a Grécia e o Império Persa.
A Guerra do Peloponeso (Liga de Esparta x Liga de Atenas) aconteceu em pouco tempo após o fim das Guerras Médicas (aproximadamente 50 anos).
Esses foram os dois grandes conflitos da Grécia Antiga que estudamos.

Tirando algumas outras alternativas porque elas tem alguns conceitos importantes:
a) Acho que não dá pra falar de “rivalidade comercial” quando se fala de Atenas e as cidades e impérios de outras culturas. Atenas era bem cosmopolita e dependia do comércio marítimo, sobretudo com as civilizações próximas do Mar Mediterrâneo.
c) É importante lembrar que nem todas as cidades-estado gregas eram democracias, já que não existia uma unidade política grega. Mas haviam sim outras democracias gregas, sendo a de Atenas a mais famosa e desenvolvida.
d) Roma Antiga já existia, mas não era um império nesse época.

1 Curtida

Muito obrigada! Ficou bem mais claro agora :slight_smile:

1 Curtida