Ensino médio e enem

Olá pessoal, tudo bem? :heart: Acabei de entrar aqui, estou no segundo ano do ensino médio, e estudo no objetivo. Minha grande dúvida: só com as matérias dadas no ensino médio, dá pra passar no ENEM e vestibular com uma nota boa, ou é realmente necessário um cursinho para ter um bom desempenho? Lembrando que as apostilas do objetivo são propriamente focadas no vestibular…

Obrigada gente!!

2 Curtidas

Oi Liv

A primeira pergunta, só com as matérias dadas no ensino médio dá para passar no ENEM?

Bom, com certeza dá para passar sim só com o ensino médio, mas inevitavelmente você vai se deparar com questões que exigem um conhecimento que você nunca viu. Só que isso é válido para todos, tem coisa que cai na prova que literalmente nem o estudante da particular mais cara do país já viu.

Agora a segunda pergunta, um cursinho é necessário para um bom desempenho?

Absolutamente NÃO! Não vou esconder, sou bem contra ao tradicional cursinho. Um bom desempenho depende exclusivamente de você e suas estratégias de estudos. Cursinhos são caros, só dão teoria e consomem muito tempo, além do conteúdo ser basicamente o seu ensino médio. É muito melhor gastar seu tempo estudando de forma ativa, isso pode ser fazendo exercícios (o principal) ou até mesmo ensinando a outra pessoa ou até você mesmo (sim, ensinar é uma das melhores formas de estudo).

Cursinho pode ser muito bom para quem não estuda matérias do ensino médio por algum tempo e mesmo assim, um ano de cursinho é mais do que o suficiente, tem gente que faz 3, 4 anos… não é uma boa ideia. Ainda sim, tem opções melhores que o cursinho, a plataforma do MeSalva por exemplo é barata, com aulas rápidas e extremamente visuais e dá conta do conteúdo.

Resumindo, é mais importante COMO você estuda, do que AONDE você estuda. Se você tiver alguma dúvida ou achar que tá meio perdida, fala com a gente aqui que tem muitas pessoas aqui com várias ideias.

1 Curtida

Exato! Concordo com tudo que o João disse. Cursinhos Tradicionais é para você sair da inércia, minha visão. Eu já fiz 1 ano de pré-vestibular e 2 anos de Pré-Militar, não vejo necessidade de voltar para o presencial. Hoje eu uso a plataforma do Stoodi para estudar aliado com livros, fóruns, o próprio MeSalva (para tirar dúvidas e buscar exercícios)… vejo que consigo ganhar tempo e estudo com mais eficiência. Vejo que o pessoal joga muito da responsabilidade de passar em um vestibular no cursinho sendo que o fator determinante é você. Se você já tiver uma visão geral das matérias de cada disciplina, for disciplinado, organizado e paciente, você chega mais longe que o cara que paga cursinho presencial caro, pq o segredo não é cursinho caro e sim quanto você está disposto a aprender, o quanto você está disposto a se doar para passar.

2 Curtidas

AAAA, obrigada pelos conselhos!!

2 Curtidas

https://m.youtube.com/c/LiterCultura