Estatística Teste de Hipótese


#1
Exercícios Teste de Hipótese 

Os resíduos industriais jogados nos rios, muitas vezes, absorvem oxigênio reduzindo assim o conteúdo do oxigênio necessário à respiração dos peixes e outras formas de vida aquática. Uma lei estadual exige no mínimo de 5 ppm (partes por milhão) de oxigênio dissolvido, afim de que o conteúdo de oxigênio seja suficiente para manter á vida aquática. Seis amostras de água retiradas de um rio, durante a maré baixa, revelaram os índices (em partes por milhão) de oxigênio dissolvido.
4,9 5,1 4,9 5,5 5,0 4,7
Estes dados são evidência para afirmar que conteúdo de oxigênio é menor que 5 ppm.Teste considerando

A Debug Company vende um repelente de insetos que alega ser eficiente pelo prazo de 400 horas no mínimo. Uma análise de 9 itens escolhidos aleatoriamente acusou uma média de eficiência de 380 horas. Teste a hipótese alegação da companhia, contra a alternativa que a duração é inferior a 400 horas no mínimo, com desvio padrão amostral de 60 horas. Teste considerando

Um laboratório farmacêutico afirma que o medicamento Atchim, recentemente introduzido no mercado, tem uma eficácia de 90% na cura de certa alergia. Numa amostra aleatória de 200 pacientes sofrendo dessa alergia, registraram-se 160 curas. Avalie se aquela propaganda do laboratório é legitima. Use
As condições de mortalidade de uma região são tais que a proporção de nascidos que sobrevivem até 60 anos é de 0,6 . Testar essa hipótese ao nível de 2%, se em 1000 nascimentos amostrados aleatoriamente, verificou-se 530 sobreviventes até 60 anos.

A seguir encontra-se uma amostra de 10 árvores castanheiras todas com 8 anos de idade numa certa floresta. O diâmetro (polegadas) das árvores foram medidos à uma altura de 3 pés:

Queremos encontrar um intervalo de confiança de 95% para o verdadeiro diâmetro médio de todas as árvores castanheiras dessa idade na floresta.
Dentre 100 peixes capturados num certo lago, 18 não estavam apropriados para consumo devido aos níveis de poluição do ambiente. Construa um intervalo de confiança de 99% para a correspondente verdadeira proporção.