Formação cariótipica de gêmeos

![Screenshot_20201116-123355|250x500](upload://aJdrrUbuxNJdqQdLAxE8hzGH16j.png) 

Poderiam me explicar como ocorre a formação cariótipa de gêmeos idênticos?Gostaria de detalhes nessa parte dos cromossomos sexuais

3 Curtidas

Oi, Sophia!!

Não sei se é um bug aqui, mas tua imagem não tá aparecendo :frowning:
Mas cariótipo é o conjunto cromossômico de uma espécie. Então o cariótipo humano tem 22 pares de autossomos e um par de cromossomos sexuais. Morfologicamente, ele vai ser igual tanto para os gêmeos quanto para outros indivíduos.

Muito provavelmente sua dúvida não tem nenhuma relação com isso ahahah, mas confundir cariótipo com genótipo, por exemplo, é uma falha conceitual muito comum, daí achei que poderia valer a pena me adiantar enquanto você não manda a fotoca de novo.

Beijuu, Sophia!! :slight_smile:

5 Curtidas

Boa tarde, Sophia!

Olha só, isso aqui é meio multidisciplinar, kkkkkkkkkkkkkkkk.

Vamo pra Embrio e depois a gente passa pra Genética, belê? Tour pelo fantástico mundo da área do Estudo da Vida (vulgo BioLogia).

A gente passa pela embriologia e se depara com uma afirmação que vai originar tudo isso. É a seguinte: "Nós, humanos, podemos, com apenas um zigoto, originar dois ou mais indíviduos. E o zigoto? Lembra o que é? É a união do espermatozoide e o óvulo. Cada um desses (espermatozoide e óvulo) levam — como a grande @Rafaela_Galdino_do_Nascim disse — 22 autossomos e 1 par sexual.

o caso dos monozigóticos — onde a mulher solta apenas 1 óvulo — ( gêmeos idênticos):

Como nós somos seres diploides, as informações herdadas do pai e da mãe (genes nos cromossos (cor do olho, cabelo, e mais…)) que já estão no zigoto, se dividem igualmente ao formarem as duas pessoinhas. Assim, surgem os gêmeos idênticos!

É um negócio MUITO específico… Tá aí a boniteza da Biologia. É a ciência mais humana das exatas e a mais exata das humanas.

Fonte para ter mais infos: https://www.biologianet.com/embriologia-reproducao-humana/gemeos-identicos.htm

5 Curtidas

Achei aqui, ó. A Sophia formatou errado.

@Sophia_Isidoro_Ferro, para não acontecer mais isso de errar a formatação, [poderia dar uma olhada nesse artigo]((➡ Leia Isso Antes de Postar Dúvidas)? Muito obrigado :slight_smile:

3 Curtidas