Gráfico de equilíbrio químico

A.a concentração de amônia diminuiu após a
perturbação do equilíbrio químico.
B.no instante tp houve adição proposital de
amônia ao sistema em equilíbrio.
C.o sistema alcançou a condição de equilíbrio
químico em dois instantes distintos.
D.o sistema permaneceu em equilíbrio químico
desde o instante t0 até o tp.
E.trata-se da decomposição inicial de amônia
em nitrogênio e hidrogênio molecular.
Gabarito : B
Por que letra B e não letra C ?

Oii @Vanessa1 TUDO BEM ?

Tem certeza que a resposta é letra B ? pois a mesma afirma que em tp ocorreu adição de amônia (produto nessa reação) e analisando bem o gráfico percebesse que em tp a concretação dos REAGENTES (N2 e H2) elas vão crescer para cima e constante caracterizando um aumento de suas concentração por possível adição

pode observa também que depois tp as concentrações dos reagentes começam a ser consumidas e a concentração de AMÔNIA aumenta obedecendo o principio le chatelier

e por le chatelir observa-se que não ocorreu adicionamento de amônia

Olhei o gabarito outra vez , e realmente a resposta desse gabarito é letra B

Olha pela minha analise la em cima não tem como se B

se eu adicionei amônia a natureza vai agir contaria a minha pertubação logo reduzindo a concretação de amônia e consequentemente a concretação dos reagentes vai aumentar e isso não ocorre

para a letra B esta certa tem que ocorre o aumento dos reagentes apois tp (e o que ocorre é a diminuição) e a concretação dos produtos teria que diminuir (e o que ocorre é o aumento)

Pressuponho que esse teu gabarito esteja errado pois por essas analises não tem como ser letra B

Concordo, também pensei dessa forma , mas ai o gabarito não bateu . Obrigadaaaaaa pela ajudaaa

Oi, gente, tudo bem?

Eu estou com uns problemas um pouco sérios e por isso não tenho olhado o fórum, mas olhando aqui rapidinho eu concordo com o Túlio. Eu acho que esse gabarito está errado.

Aliás, notem que subitamente há um acréscimo de N2 e H2.

Pode ser que o gabarito esteja errado mesmo
Se eu não me engano, eu resolvi essa questão aqui no fórum já, mas o sistema de busca está péssimo para achar as respostas antigas :frowning: