Interações Intermoleculares - Ponto de Ebulição

Há um outro modo de explicar o ponto de ebulição diferente em um composto de mesma massa e mesmo tipo de interação?? Eu sei que a partir da cadeia, consigo explicar o por que um tem um ponto de ebulição mais alto ou mais baixo que o outro, mas gostaria de saber se há outra forma de identificar estes pontos de ebulição?

1 Curtida

Oi Giovana! Eu não sou o melhor das pessoas em química, mas junto com a cadeia, tem a questão do tipo de ligação entre os átomos ne? Se são simples, dupla (sigma, pi). Cada ligação demanda uma certa energia, e para quebrar ligações mais fortes precisa-se dar mais energia (em forma de calor, no caso). Não sei se isso responde tua pergunta, mas é o que eu lembro da minha química fundamental :slight_smile:

1 Curtida

Entendi!!! Muito obrigada :smiley:

Oi, você pode entender da seguinte forma:

O ponto de ebulição está relacionado com a o dipolo da molécula e as ligações. Um mólecula que tem pólos elétricos (positivo e negativo) deve-se ser empregada uma maior quantidade de energia para que a ligação seja quebrada.

Pode-se simplificar da seguinte forma: ligações que tem pólos tem que ter um maior emprego da energia quando comparado com o dipolo induzido.

1 Curtida