Mas x Mais, como usar na frase?

Olá, meu nome é Adriana e estou com uma dúvida em uma frase. Esse é meu primeiro tópico e já gostaria de agradecer, antecipadamente, pela ajuda de vocês. Minha dúvida é no uso do “mas” ou “mais” nessa frase:

“A pergunta mais frequente que faço como advogada de defesa é se posso dizer se meu cliente é inocente ou culpado. Minha resposta é sempre igual: não me importo. Não é por ser insensível, porém a questão está aberta, mas [aqui caberia o “mais” ou esse “mas” está correto?) porque meus clientes como todos aqui dentro, mentem”.

Acredito que seja MAIS por parecer ter um sentido de adição de ideia e não contraposição.

Quem puder me ajudar, agradeço.

1 Curtida

Olá Adriana, seja Bem Vinda ao Fórum!

O uso do mas aí está correto, é só lembrar que o MAS eu posso substituir ele por porém, contudo, entretanto.

E o MAIS tem sentido de quantidade, exemplo: “Ele fez MAIS trabalhos durante o ano”, o mais nesta frase está se referindo aos trabalhos que ele fez, tem sentido de quantidade, ele fez vários trabalhos, muitos trabalhos durante o ano, outro exemplo: " João fez MAIS trabalhos que Ana.

Uma frase com o MAS
“Fez muita força para abrir a porta, MAS não conseguiu.”

se substituirmos por porém ou alguma palavra parecida ficaria:
“Fez muita força para abrir a porta, porém não conseguiu”

Viu, o sentido não mudou continuou o mesmo

Eu sempre faço isso, se eu consigo substituir por palavras que tenham o mesmo sentido de porém eu uso mas, e em quantidade uso mais.

Agora na frase que vc ficou em dúvida:
“MAS porque meus clientes como todos aqui dentro, mentem”

Se eu fosse tirar o MAS e colocar porém fica:
“Porém porque meus clientes como todos aqui dentro, mentem”
Fica estranho né? mas se eu substituir o "mas’ junto com o “porque” pela palavra “porém” fica com o sentido que é pra ficar:
“Porém meus clientes como todos aqui dentro, mentem”

Pra ajudar mais na compreensão, eu te recomendo dar uma olhadinha em frases com mas e mais, e ir seguindo as dicas q eu te dei.

Espero que tenha entendido, caso ainda esteja em dúvida não deixe de perguntar!
Bons Estudos!

3 Curtidas

Nossa, MUITO obrigada, Vitória.
Foi exatamente isso que fiz: substituí por “porém” e achei esquisito “porém porque”, daí achei que seria uma ideia de adição e substituí por “mais (mas) porque meus clientes…”, no momento que fiz isso, fez mais sentido pra mim, talvez porque achei “mas porque”, nessa frase específica, redundante. Achei bem confuso. Qual sua opinião sobre, por favor.

2 Curtidas

Realmente ficaria muito confuso mesmo, é só seguir essa dica q te dei, fica tudo zen!

1 Curtida