MRU e MRUV, ajuda por favor

Olá, física sempre difícil pra mim, mas nesses dois conteúdos eu acho que entendi a parte teórica, mas quando chega nos exercícios eu simplesmente não sei nada. Alguém poderia me explicar de forma simples???
Desde já agradeço…

2 Curtidas

BOA NOITE, GI! Antes de começarmos, poderia dar uma olhada nisso aqui? :slight_smile:

Primeiramente, bora tirar essa “bicho papão” que é enraizado nas nossas cabeças. Eu mesmo tava revendo Quimica Orgânica (chegou no cronograma) e eu achava que era o negócio mais brabo do mundo. Não sabia nem fazer nomenclatura, nem achar algumas funções orgânicas.

Peguei hoje 3 horas só pra isso. Li, reli, assisti várias vezes as aulas e, enfim, aprendi a fazer a nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados e não-ramificados. Aprendi o que é um éter. Mais pra frente vem outros assuntos da Quim. Orgânica, mas tá tranquilo! Vi que dá pra aprender. :slight_smile:

OBS: Tem certas coisas que a gente precisa decorar (às vezes a gente decora e nem dá conta, é um processo natural). Uma dessas coisas que a gente precisa saber são as fórmulas de MRU e MRUV (regra nº 10 do manual do vestibulando, kkkkkkkkkkkkkkk).

Sem mais delongas, vamo lá. Vou usar como exemplo uma bike:

MRU= A bike se movimenta numa velocidade constante, ou seja, a aceleração é nula. É como se você estivesse na velocidade máxima numa bike sem marcha (aquelas de BMX).

image

image

+++++++++++++++++++++++

MRUV= A bike tem aceleração diferente de zero, ou seja, você pedala, sobe marcha, desce marcha. Assim, a aceleração alterna.

image

image .

fonte

https://blog.biologiatotal.com.br/movimento-retilineo/
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/graficos-movimento-uniformemente-variado.htm

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-movimento-uniformemente-variado.htm#resp-4
https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-fisica/exercicios-sobre-movimento-uniforme.htm#questao-5

Vamos fazer dois exercícios? Um de MRU e um de MRUV. :slight_smile:

Um móvel em M.R.U gasta 10h para percorrer 1100 km com velocidade constante. Qual a distância percorrida após 3 horas da partida?

Queremos desocbrir primeiro a velocidade, então:

V= S(space)/t (time)
V= 1100/10
V= 110 km/h

V= S/t
110= S/ 3 (3horas pedidas)
S= 110 x 3
S= 330KM.

Resolução sem fórmula (afinal, às vezes a gente inventa uns negócio doidão na prova):

Andou 1100km em 10 horas. Se ele está em MRU, a velocidade é constante, então… ( a gente corta os zeros)

Em 1 hora ele andou 110 km. Se ele andou 110 km em 1 hora, em 3 horas ele andou 330km.

Adendo: Não dá pra inventar isso aqui na hora de fazer MRUV, viu?kkkkkkkk

(UFPA) Um ponto material parte do repouso em movimento uniformemente variado e, após percorrer 12 m, está animado de uma velocidade escalar de 6,0 m/s. A aceleração escalar do ponto material, em m/s, vale:
a) 1,5

b) 1,0

c) 2,5

d) 2,0

e) n.d.a.
++++++++++++
DADOS:
Δs = 12 m
v = 6 m/s
v0 = 0

v^2 = v0^2 + 2.a.Δs (fórmula)

6^2 = 0^2 + 2.a.12
36 = 24a
a (aceleração)= 36/24

a=1,5 m/s^2

ALTERNATIVA A

3 Curtidas

Espero, de coração, que tenha ajudado, Giovana! Tenha uma excelente noite.

4 Curtidas

Alex, mais cedo ou mais tarde você vai acabar largando essa ideia de medicina pra fazer licenciatura (e eu vou apoiar). Didática massa!!!
OBS.: depois lança as questões de química orgânica em que você agarrar porque eu amo que amo.

Beijuu e bons estudos procê e pra Gio :slight_smile:

4 Curtidas

As explicações dele são muito boas! Didática incrivel. Quem sabe professor de medicina, hein Alex? haha

3 Curtidas

Ixi, vou largar nada, kkkkkkkkkkkkk. O que posso fazer é virar um Eduardo Massad 2.0, o cara é brabo . Meu espelho de vida é meu pai, mas (sem desmerecer meu grande pai) meu espelho profissional vai ser o Massad, kkkkkkkkkkkkkkkk.
Vou ser Médico, físico, professor emérito de Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e professor titular de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV). Depois de 6 anos de Medicina, o céu é o limite.

3 Curtidas

Vocês que são incríveis! Rainhas das Ciências da Natureza. Eu só dou uns pitaco por enquanto. Por enquanto… Ano que vem tamo aí também! Esse ano tô montando a estrutura do cérebro, pra frente é o acabamento, kkkkkkkkkkkk.

2 Curtidas

Muito obrigada, excelente explicação… Agora consegui entender melhor :slight_smile:

2 Curtidas

ótimo saber isso, Gi! Bons estudos.

1 Curtida