Polinomios matemáticas como fazer mais rápido

polinômios

#1


#2

Raiaaaaaaan, gabarito!! HAHAHAHAH

olha, eu fiz por sistema e eu costumo fazer por sistema mesmo, vou tentar pensar em alguma forma que possa facilitar, mas uma dica que eu daria era você notar que o D é zero, já facilita na hora de montar os sistemas!

você conseguiu resolver por sistema?


#3

Gabarito D

Perdão rsrs
Eu mandei um monte de questão antes de dormir e não me liguei no gabarito


#4

Você consegue mandar a resolução? na verdade, eu sempre enrolei polinômios, daí este ano né sinto na obrigação de fazer diferente, mas se dá pra fazer de uma forma mais prática é bom rsrs.


#5

eu fiz ontem, tá em um papel perdido aqui, preciso digitar e como é sistema vai demorar, então vou acabar de estudar e tento vir aqui postar!

ah, e nas outras questões que você postou e estão sem gabarito, tenta editar e deixar para a gente, por favor
eu ia tentar fazer algumas amanhã (nossos amigos também pode se sentir mais encorajados a fazer quando o gabarito bate)


#6

Raian, vim deixar aqui como prometido hehe

como disse, D é zero. Vejamos o porquê:

p(x)= ax³ + bx² + cx + d

a.0 + b.0 + c0 + d = 0
d = 0

feito isso, sabemos que podemos isolar um x (eu achei que assim fica mais fácil resolver o sistema

P(x)= ax³ + bx² + cx
P(x)= x.(ax² + bx + c)

substituindo os valores da tabela:

2(4a + 2b + c)= 10 → 4a + 2b + c = 5
4(16a + 4b + c) = 52 → 16a + 4b + c = 13
6(36a + 6b + c) = 174 → 36a + 6b + c = 23

4a + 2b + c = 5 (multiplicar por -4 e somar a segunda)
16a + 4b + c = 13
36a + 6b + c = 23

4a + 2b + c = 5 (multiplicar por -9 e somar a última)
___- 4b - 3c = -7
36a + 6b + c = 23

4a + 2b + c = 5
___- 4b - 3c = -7 (multiplicar por -3 e somar a última)
___-12b -8c = -16

4a + 2b + c = 5
___- 4b - 3c = -7 (multiplicar por -3 e somar a última)
________c = 5

Já achamos o C, falta o resto:
-4b - 3c = -7
-4b - 15 = -7
b= -2

4a + 2b + c = 5
4a -4 + 5 = 5
a= 1

Somando= 5 + (-2) + 1 = 4

Espero que te ajude!


#7

Claro que você sempre ajuda. Se eu pudesse eu ia até ao pra te agradecer por cada reposta hahaha


#8

HAHAHAHHA
imagina!! :blush:


#9

Uma coisa. Eu tava pesquisando sobre formas de fazer mais rápido e tinha uma técnica pra solucionar equações do 1 grau por um tal método x ( nem sei se é assim que se fala). Pra polinômios tem alguma forma de agilizar a resolução ou só o escalonamento mesmo?

Google Photos


#10

ahh, já vi essa técnica, mas, até onde eu saiba, ela só serve quando temos duas equações e duas incógnitas

nessa questão eu só consegui pensar em escalonamento, mas em outras de polinômio há outras formas dependendo do que a questão apresentar!
Você poderá usar Briot Ruffini ou Girard em alguns casos
Depende muito do que a questão quer e o que ela fornece :slight_smile: