Probabilidade enem 2015

Olá!!
Fiquei muito confusa com as resoluções que vi na internet pra essa questão, alguém poderia me falar algum jeito de resolvê-la?

Questão: O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Uma vacina com eficácia de 98% foi criada com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pessoas que venham a desenvolver câncer de colo de útero. Uma campanha de vacinação foi lançada em 2014 pelo SUS, para um público-alvo de meninas de 11 a 13 anos de idade. Considera-se que, em uma população não vacinada, o HPV acomete 50% desse público ao longo de suas vidas. Em certo município, a equipe coordenadora da campanha decidiu vacinar meninas entre 11 e 13 anos de idade em quantidade suficiente para que a probabilidade de uma menina nessa faixa etária, escolhida ao acaso, vir a desenvolver essa doença seja, no máximo, de 5,9%. Houve cinco propostas de cobertura, de modo a atingir essa meta:
Proposta I: vacinação de 90% do público-alvo.
Proposta II: vacinação de 55,8% do público-alvo.
Proposta III: vacinação de 88,2% do público-alvo.
Proposta IV: vacinação de 49% do público-alvo.
Proposta V: vacinação de 95,9% do público-alvo.
Para diminuir os custos, a proposta escolhida deveria ser também aquela que vacinasse a menor quantidade possível de pessoas. A proposta implementada foi a de número:
a I
b II
c III
d IV
e V

GAB.: a

Oi Ana!
Eu já tinha resolvido esse exercício e a resolução q achei mais didática eu vi no youtube depois posso procurar se vc quiser! Quando eu tava no cursinho meu prof gostava de resolver por ramos até. Da um trabalho mais foi como conssegui entender essa questão:

Não sei se consegui te explicar, mas qualquer dúvida no esquema me chama!

Isso!! Adoro essa árvore apesar de smp esquecer como faz hahah
Fiquei na dúvida na parte dos 50%, na questão fala que 50% da população não vacinada vai ter hpv, e ai esse 50% aparece na parte tbm das pessoas vacinadas. Seria porque nessas 2 que a vacina não foi eficaz a questão considera como se elas não fossem vacinadas e então tem 50% de chance de ficar doente?

Obrigada pelo esqueminha :heartpulse:

achei muito top a sua resolução, Kaião!

e eu estava falando com a Ana sobre isso da vacina, dá para ter duas interpretações. Que questão do mal hein

mas pensei aqui, Ana, se fizer considerando os 2% doentes diretamente, não dá a resposta tb? pq tem uma margem ainda

ai ficaria x/100 . 2/100 + (100 -x)/100 . 50/100 = 5,9/100
2x/10000 + (100-x)50/1000 = 5,9/100
2x/100 +(5000 - 50x)/100 = 5,9
(2x +5000 - 50x) = 590
-48x = -4410
x = 91,875%

Seria assim se considerasse os dois?

pelo o que entendi simmm!

É exatamente isso, eu lembro q o prof Procopio ele comentou essa era a pegadinha da questão, ou seja, o ENEM mostrando as garras! Aqui o link do vídeo:

mas olhai esse calculo não deu exato 90% mas foi próximo, daria pra acertar, mas eu tenho certeza que quase todo mundo pulou essa questão! kkkk

eu tinha visto do procopio tambémm, ele fez até por uma tabelinha ai procurei algo mais simples de pensar na hora e acabei me embolando nessa parte de 50%. Mas a questão deve ser assim msm, sem considerar a interpretação que cheguei (ainda fico com um pé atrás mas é o enem sendo enem jssksj)
Muito obrigada gente, sério! :heart::heart:

Espero que este vídeo lhe ajude: https://www.youtube.com/watch?v=IMf0A0rjmtg