Questão ácido-base

funções_inorgânicas

Tendo conhecimento sobre a teoria ácido-base de Lewis e considerando as possíveis reações que podem ocorrer entre as espécies, indique quantas das espécies a seguir agem como um ácido ou uma base:

H3O+, H2O, OH– e H+

a) Três ácidos e duas bases.

b) Dois ácidos e uma base.

c) Um ácido e uma base.

d) Dois ácidos e duas bases.

e) Um ácido e duas bases.

GAB: E

Alguém poderia me explicar? Não entendi que função cumpre o H30+

Oi, Tiago, como está? Espero que bem! :blush:

Então, sendo bem sincera com você, eu sou bem ruim nessas definições de ácido e base, porque como não costuma cair nas provas que presto, eu acabei negligenciando nesses anos. Porém, até onde sei, o H3O+ é a mesma coisa que o H+. Ambos são, em teoria, o hidrônio e, como sabemos, se comportam como ácidos.

image

O porquê do hidrônio ser considerado um ácido de Lewis:

Hidrônio (H+)

O hidrogênio é um átomo que apresenta um elétron na camada de valência e perdeu-o (hidrônio) na quebra da ligação com outro átomo. Assim, ele necessita de um par de elétrons para preencher sua camada de valência.

O porquê da água ser considerada uma base de Lewis:

** Água (H2O)**

O oxigênio (no centro da molécula) é um átomo que apresenta seis elétrons na camada de valência e está utilizando dois deles nas ligações simples com os hidrogênios, sobrando, então, dois pares de elétrons.

Então, eu creio que seja por isso que falam que tem apenas um ácido.
Alguém que entende mais do assunto poderá me corrigir ou, caso sobre tempo essa semana, eu volto nessa questão.