Questão do simuladão

Gostaria de saber porque a aceleração tangencial é nula e a centrípeta não, pensei que a aceleração era nula nos dois casos, pois a velocidade é constante…

Obrigada desde já!

1 Curtida

Olá, Ana, tudo bem?

O link ta me direcionando pra uma questão de biologia (que nao tem nada a ver com sua dúvida hahaha), você pode me mandar o número da questão? Ou postar um print?

:stuck_out_tongue:

2 Curtidas

ACHEI SUA QUESTÃO, COLEGA!

Primeiramente, por favor, de coração, leia isso para as próximas postagens de dúvidas, agradecemos desde já: ➡ Leia Isso Antes de Postar Dúvidas

QUESTÃO 127

Um carro descreve uma trajetória circular, com módulo de velocidade constante, conforme a figura abaixo.

Desprezando a existência de forças dissipativas, pode-se afirmar que:

A) A Aceleração tangecial do veículo é nula, porém a aceleração centrípeta não é.

Resolução autoral: A aceleração centrípeta não é nula porque, justamente, o carro faz a curva apontando pro centro. Logo, a A.Centrípeta NÃO É ZERO. Já a tangencial é em relação à aceleração do carro, a velocidade. Quando você faz uma curva num carro, a velocidade se mantém CONSTANTE, logo a A. Tangencial É NULA!

ESPERO QUE TENHA AJUDADO. :smiley: Agora fique com a resolução oficial!

RESOLUÇÃO OFICIAL DO MS!, CLIQUE PARA VER:

Em uma trajetória circular, podem atuar duas acelerações sobre o corpo.

A primeira delas é a aceleração centrípeta, que aponta para o centro da circunferência e é responsável por alterar a direção do vetor velocidade.

A segunda é a aceleração tangencial, que tem direção tangente à trajetória do carro e é responsável por alterar o módulo do vetor velocidade.

Portanto, como no nosso caso o carro se movimenta com velocidade constante , a aceleração centrípeta é diferente de zero e a aceleração tangencial é nula.

1 Curtida