Questão do vestibular da UECE 2019.2

Alguém poderia me explicar como resolver essa questão passo a passo? Eu já olhei o gabarito comentado, mas não consigo entender.
Questão: O nitrato de prata tem ampla aplicação em eletrodeposição, na fabricação de vidros e espelhos, podendo ainda ser empregado como germicida e antisséptico. Usando uma solução de nitrato de prata e uma corrente de 2 amperes em uma eletrodeposição, o tempo que um ourives gasta para produzir 48 g de prata é, em horas, aproximadamente
Resposta: 6

@Leticia_Marques tudo bem com vc ?

Então, nessa questão ele te dá o nitrato de prata (AgNO3). Daí descobrimos a massa molar do átomo de prata. Portanto segundo a tabela Periódica Prata pesa aproximadamente 108g/mol. Assim, sabemos que 1 mol corresponde a 96500 Coulombs. A questão me disse que houve a produção de 48g de Prata.Logo, Por regra de três fica :
108g---------- 1 mol ou 96500 C
48g----------- x
x= 42 888,8C aproximadamente

Agora pela fórmula Q= t.i sendo Q a carga em coulomb, t tempo em segundos e i corrente em Amperes fica: 42 888,8= 2.t
t= 21 444,4 segundos

Como as alternativas devem ser em horas, de segundos para horas dividimos por 3600. image
Então: t= 21 444,4/3600= 5,9 horas aproximadamente!

Eu recomendo a arredondar os números para facilitar seus cálculos! Abraço :slight_smile:

vou deixar aqui só uma observação, porque algumas provas que faço não dão a constante de Faraday (e eu sempre esqueço), mas dão a de avogadro e a carga elementar

1mol e- ------ 6.1023 elétrons

Agora vamos achar a carga
1 elétron ----------------- 1,6.10-19 C
6.1023 elétrons ---------- Q
Q≈ 96000 C -> fica próximo da constante

Vale lembra que A é C/s, sendo assim, passam 2C a cada 1s, você pode fazer por regrinha de 3 também.

Só complementando a resposta do Kaião para caso a prova não forneça a constante e você não lembre!

ahh, e não esquecer a proporção. Nesse caso foi 1:1, mas nem sempre será assim

AgNO3 —> Ag + NO3
Ag+ + 1e- ----> Ag0

Há casos que a proporção não será essa