Questão: Sistema respiratório Letra C

O pH do sangue pode ser afetado pela concentração de CO2 de acordo com o esquema a seguir.Analisando as informações acima de acordo com seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:

a) A eliminação de CO2 nos pulmões tende a alcalinizar o sangue aumentando a afinidade da hemoglobina pelo O2.
b) O aumento da respiração pulmonar decorre do aumento das atividades físicas aeróbias contribui para a manutenção do pH sangüíneo.
c) A alcalinização do sangue favorece a liberação de oxigênio nos tecidos.
d) A liberação de O2 pelas hemácias pode ser influenciada pela redução da concentração de oxigênio (PO2) nos tecidos.

Alguém me explica porque a C está errada?

*pesquisei na internet mas não intendi as poucas resoluções para esse problema.

Oi, Luana, como está? Espero que bem! :blush:

Vamos pensar assim: quando você tem afinidade com alguém, significa que você gosta de estar próximo dessa pessoa, certo?
Nessa questão, mostra que quanto maior o ph (alcalinidade), maior a afinidade do oxigênio com a hemoglobina. Ou seja, ele não terá a tendência em ser liberado, mas sim em permanecer ali na na hemoglobina.

Isso você percebe pelo gráfico. Na linha com o pH maior (linha cheia), tem-se uma saturação próxima do 70.Na linha do pH menor (linha pontilhada), tem-se uma saturação abaixo do 40.

Veja se você entendeu, qualquer coisa, é só me falar que tento elucidar e procurar mais fontes!

1 Curtida

Oii Cá, tudo bem sim, e com vc?
Nss finalmente consegui intender, valeu :facepunch:t5: :smiling_face_with_three_hearts:

estou bem também!! (obrigada por perguntar hehe)

ahhh fico feliz que ficou claro!! :heart: :blush:

1 Curtida