Questões de prova concurso português

1. Na frase A miséria não substituíra a pobreza (4o parágrafo), a forma verbal destacada equivale a

(A) tinha substituído.

(B) teria substituído.

© se substituiu.

(D) fora substituída.

(E) substituía.

1. Está escrito em conformidade com as regras de concordância este livre comentário:

(A) Quando eu tinha dores nos rins, as mãos de minha bisavó Júlia me serviam chá de carqueja.

(B) Quando se encontrava na rua, as pessoas tinham o costume de se saudar dizendo “Ô, batuta!”.

© Água encanada, televisão, aparelho de som, nada disso eram acessíveis aos moradores.

(D) O hábito de subir ladeiras e pegar bondes andando foram adquiridos logo cedo.

(E) Posso dizer que fez parte do meu tempo de menino os morros e os bondes do Jaguaré.

gabarito

Oi, Lucas, como está? Espero que bem!

vou deixar a 20 para te ajudar:

(A) Quando eu tinha dores nos rins, as mãos de minha bisavó Júlia me serviam chá de carqueja.

(B) Quando se encontrava (encontravam seria o correto, pois concorda com pessoas) na rua, as pessoas tinham o costume de se saudar dizendo “Ô, batuta!”.

© Água encanada, televisão, aparelho de som, nada disso eram( era seria o correto, pois concorda com nada) acessíveis aos moradores.

(D) O hábito de subir ladeiras e pegar bondes andando foram(foi seria o correto, pois concorda com hábito) adquiridos logo cedo.

(E) Posso dizer que fez (fizeram, pois concorda com os morros e os bondes) parte do meu tempo de menino os morros e os bondes do Jaguaré

Espero que te ajude! :blush:

estou bem e sim, ajudou muito. obrigado.