Redação temas e recursos para chegar a um notão

O que posso escrever em uma redação sobre CIÊNCIA, MEIO CIENTIFICO???

Oi Amanda_Acosta. Tudo bem ai?? Espero que sim!!!

Bom, eu não vou te falar diretamente oque você DEVE dissertar, mas vou te ajudar através de linhas de raciocínio que pode, ou não, te nortear, ta okay??
Vamos pensar juntos… :thinking:

Tema: Ciência, meio cientifico??
(OBS: Vale ressaltar que não possuo acesso aos seus textos motivadores que você deve ter ai, ok?)

Não tenho acesso aos textos motivadores que vc provavelmente tem, no entanto conseguimos saber que sua redação deve falar sobre atuações de projetos científicos (provavelmente na sociedade).
Sendo assim, você concordar que as pesquisas cientificas estão presentes na vida social? Se sim, como e dê exemplos ( A corrida pra elaboração de uma vacina, contra o COVID-19, é um ótimo exemplo )

Essa ciência é valorizada ou desvalorizada?
Quais países possuem recursos destinados a projetos científicos? Quais possuem poucos??
Analise como o pais, que a Redação pediu, se posiciona sobre esses avanços. Está muito ‘atrasado’’??

Espero ter ajudado em alguma coisa. Qualquer duvida, estou à disposição. Seguimos firmes nos estudos :muscle: :smile:

2 Curtidas

@Igor_Naidyson, baita resposta (como sempre!)

Aliás, uma dica de como pode ser uma possível coletânea para esse tema, @Amanda_Acosta , dê uma olhadinha na prova da Fuvest do ano passado:

Achei um tema lindo e uma coletânea muito bem feita. Acho que a Fuvest nem iria imaginar o quanto a ciência seria importante esse ano (e o quanto algumas pessoas ainda a colocariam em xeque).

Achei MUITO bem colocado isso que o Igor disse! Muitas pessoas não perceberam isso na redação da Fuvest do ano passado e só falaram sobre os avanços científicos!
Nessa redação da Fuvest que fiz, usei o Mito de Cassandra. Caso queira procurar, acho que lembra um pouco a ciência em alguns casos.

Uma outra pauta que, no dia da prova, eu não pensei, mas que li depois: como os cientistas trazem o discurso acadêmico para o cotidiano? Será que se ocorresse uma facilitação desse discurso, mais pessoas não passariam a entender melhor a importância de se investir na ciência?

Enfim, como sempre, muito obrigada @Igor_Naidyson!
Eu sempre complemento o que você posta, porque, como já te disse, você é uma pessoa muito legal para se debater! Sempre tem trocas positivas!

2 Curtidas

Ah! Já disse e digo isto de novo: Você me inspira!!! :facepunch:
Legal esses feedback. Obs: Aguardando algum projeto que estimule o pensamento critico, sobre possíveis temas de redação, aqui no fórum Hahaha :sweat_smile:
Abraços e nos vemos por ai hahah :handshake: :heart_eyes:

1 Curtida

Muito obrigadaaa…

Mas tem alguma citação de filósofo ou sociólogo que eu possa fazer ou alguma alusão histórica sobre ciência???

Oi, Amanda!

Depende do seu argumento, pois uma citação generalizada, muitas vezes, pode não contribuir muito para o seu texto ou defesa do ponto de vista.

No meu texto da Fuvest que fiz sobre ciência, eu não usei nenhuma citação ou algo que falasse sobre ciência diretamente, eu usei Eric Hobsbawn (sobre o poder da superestrutura mudar a estrutura vigente), Dr. Fantástico do Stanley Kubric (foi minha alusão cultural), o Mito de Cassandra (metáfora que usei para relacionar com a ciência), o big data (fruto da ciência que é usado,muitas vezes, para finalidades obscuras), pós modernidade e altos índices de cortisol no corpo humano que fazem com que as pessoas não pensem e nem analisem o que estão lendo, nisso fiz uma relação com fake news (fake news é um meio que, muitas vezes, desvaloriza a ciência). Consegui usar tudo isso porque a Fuvest possui um tipo de texto que permite que você use mais coisas sem precisar ficar explicando tudinho.

Enfim, eu não sei qual você poderia usar. O ideal é você pensar nos repertórios que você tem e como você pode usar isso a seu favor.

Tem uma frase do Newton que gosto muito “se vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”, que ele fala sobre quanto bons cientistas foram importantes para as descobertas dele.

Você pode pensar em descobertas da ciência que foram importantes para a humanidade, pode falar sobre fatos recentes que mostram o quanto as pessoas não valorizam a ciência.

Enfim, há muitos caminhos, depende de qual é a sua tese e como ela está dividida.

Espero que te ajude!

2 Curtidas

Nossa uma ótima ajuda obrigada de coração.

2 Curtidas

imagina! precisando é só falar!