Resistência - ohmimetro

Tenho que deduzir a equação 4 porém não entendi como que se chega nesta fórmula, sei o que cada letra significa, mas não consegui compreender. Não entendi a queda de tensão, mas eu não achei nada relacionado a essa fórmula. Se alguém puder me ajudar eu agradeço :smiley:

Texto pré-formatado

Oi, Gi, como está? Espero que bem! :smiley:

Os circuitos em série são conhecidos como circuitos divisores de tensão. Como assim? Se você tem uma tensão de 12V, ela será distribuída proporcionalmente a cada resistência, uma vez que a corrente é a mesma em todos os resistores. Sendo assim:

U = R . i

Quanto maior a resistência, maior a tensão naquele resistor.

Nós sabemos a resistência do ohmímetro e a tensão que a bateria nos fornece. Logo, quando achamos a tensão no ohmímetro, iremos encontrar a tensão da outra resistência e, por consequência, a sua resistência.

Vou criar um exemplo fictício.

Nós sabemos que a resistência do R do ohmímetro é 3Ω. Nós também sabemos o valor de Vbat que será 12V.

Agora, vemos por meio de Vr que a voltagem ali no R é 3V. Com essa informação, já sabemos que dos 12V fornecidos pela bateria, 9V estão com Rx

Agora falta calcularmos a corrente. A única resistência que sabemos o valor é a do ohmímetro. Vamos pegar a tensão que achamos nele:

U= R.i
3= 3. i
i= 1A

Achamos a corrente que é 1A. Como a corrente é a mesma para todo o circuito, ela também será 1A para o Rx. Como sabemos que aquele resistor tem uma tensão de 9V (é a tensão que restou), vamos calcular a resistência:

U= Rx. i
9= Rx. 1
Rx = 9Ω

O que ele fez ali antes de chegar na Equação 4 é tirar a voltagem do resistor do ohmímetro Vbat - Vr, pois assim achamos a voltagem que resta para Rx. Isso é a queda.
Vx = Vbat - Vr (I)

Ali na equação 3 foi usada a primeira lei de ohm

U=R.i, que foi o que fizemos para achar a corrente, lembra?

nesse caso, foi escrito assim:

Vr= R.i
i= Vr/R (II)

Agora, vamos pegar a equação I, a equação II e colocar na primeira lei de ohm novamente, porém para o resistor Rx

Vx= Rx. i
Em Vx você substitui a equação I e em i você substitui a equação II

Vbat - Vr = Rx. (Vr/R)

Agora vamos isolar o Rx

Rx= (Vbat - Vr)/ Vr/R

ou

Rx= R.(Vbat - Vr)/Vr
Rx= R.Vbat/Vr - R.Vr/Vr ->> isso em negrito vira 1
Rx= R.Vbat/Vr - R

Qualquer coisa, mais tarde eu tento fazer em uma folha para te ajudar!

Se você se interessar, dê uma procurada em Lei de Kirchhoff

Pode me berrar aqui que tento te ajudar!

ps.: vou deixar um esquema no papel, só me lembre de voltar aqui mais tarde!

Que isso!!! Você explica muito bem hahahaha. Eu consegui entender direitinho!! Muito obrigada, graças a você eu consegui fazer os exercícios pedidos :clap::clap::two_hearts:

eu gosto muito de eletrodinâmica, só não presto elétrica porque sei que a realidade é outra no curso hahahaha
fiquei muito feliz com sua mensagem, estava aqui ajudando minha irmã que tem uma prova na faculdade amanhã sobre isso, ai até mostrei sua resposta para ela!
Espero que esteja tudo dando certo ai nos estudos! :smiling_face_with_three_hearts:
Só não te ajudo na questão de programação porque o máximo que sei é html HAHAHAHA

hahaha entendo. As suas explicações me ajudam bastante, com toda a certeza. E e relação a programação eu acabei encontrando o erro kkkkkkk (odeio programação). Mas nem precisa se preocupar, sempre que eu preciso, você me ajuda. Muito obrigada :smile::smile::two_hearts::two_hearts:
Sua irmã vai fechar a prova, está com a pessoa certa para ajudá - la :clap::clap:

nossa, programação deve ser muito chato! lembro em html que um comando que vc não fechava já ferrava tudo HAHAH

pior que ela acha que não foi bem! torcer para o professor dar um trabalho para ajudar hahaha

enfim, qualquer coisa já sabe!
ps.: parabéns pela dedicação, é muito bonito ver seu esforço na faculdade, eu conheço poucas pessoas assim!

E como é chato kkkkkkkk a que eu acho pior!
Ah, mas ela consegue sim!
Muito obrigada, você alegrou minha noite kkkk, eu sempre tento dar o meu melhor, apesar de as vezes não ir muito bem kkkkk

aaah, mas isso acontece com todo mundo viu??
importante é que você dá o seu melhor! :heart: