Separacao de misturas

sal e açucar é uma mistura heterogenea,como q se separa?

Oi, Breno, como está? :blush:

Sal e açúcar sem estarem em água, é uma mistura heterogênea, como você disse. Se o sal e o açúcar estiverem em água, é uma mistura homogênea. Só coloquei essa observação porque já vi as pessoas confundirem, nisso achei bom lembrar caso outros colegas queiram saber.

Sobre como se separar, eu não considero a mistura mais fácil de se fazer isso, por isso vou deixar um link que possa que ajudar, pois há várias opções:

E também achei esse outro texto:

“Se por azar você deixar cair sua última porção de sal sobre o pouco de açúcar que tinha, dá para separá-los, mas… “Essa questão parece simples, porém é bastante desafiadora”, diz o químico Henrique Eisi Toma, da Universidade de São Paulo (USP). O processo que pode ser feito em casa é o da cristalização fracionada. Funciona assim: primeiro você dissolve a mistura na água e depois evapora o líquido, provocando a cristalização separada de cada componente. O problema é que tanto o sal quanto o açúcar são bastante solúveis em água, o que dificulta esse processo. Se a cristalização for provocada pela evaporação muito lenta da água, os cristais formados poderão ser grandes o suficiente para ser separados na base da catação mesmo – isso se você não se importar com cristais de sal levemente adocicados ou vice-versa. Num laboratório, dá para fazer coisa melhor, aproveitando-se da diferença de densidade entre os dois produtos e os dissolvendo em tetracloreto de carbono, um líquido industrial extremamente tóxico. Na presença dessa substância, o açúcar, de menor densidade, flutua, enquanto o sal, mais denso, se deposita no fundo. Aí é só separar o líquido do sal por decantação, e o açúcar evaporando o tetracloreto de carbono. “É importante lembrar que esse procedimento não deve ser tentado em casa”, diz Toma. Ou seja, quer um conselho? É melhor ir ao mercado vizinho e comprar mais sal e açúcar…”

fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-possivel-separar-o-condimento-do-acucar-se-eles-se-misturarem/
Espero que te ajude!