- Sobre funções inorgânicas - (Neutralização parcial) - XI

Alguém pode verificar essa neutralização parcial que fiz ?
neutrailização
Existiria uma forma mais fácil de visualizar (de fazer) o processo de neutralizações parciais dado uma proporção ? Por exemplo, 2 mols de um ácido tal com 3 mols de uma base, como operar mais facilmente em situações como essas ?

Oi, Lincoln, como está? :relaxed:

Sobre essa questão, nessa parte aqui oh:

image

Na2(OH)2 é o mesmo que Na(OH), porque precisamos reduzir a fórmula aos menores coeficientes inteiros. Sendo assim, eu fiquei um pouco confusa nessa parte

Sobre como saber se vai ser uma neutralização total ou parcial:

Note nesse caso de neutralização total:

image
Como já discutimos anteriormente em outra questão: o cátion de um troca com o cátion de outro, mesma coisa o ânion e, com isso, temos o sal. Certo?

Percebeu que não tem nenhum H nesse sal? Ou seja, todos dos H foram neutralizados. No caso da neutralização parcial feita por você, você reparou que no sal ainda temos um H? Isso indica que a neutralização não foi total!

Agora, como saber?
Eu achei esse vídeo muito bom:

Veja se te ajuda!

Vou te dar respostinhas mais curtas hoje (se eu conseguir responder as outras hehe), mas podemos ir discutindo, ai quando eu aparecer aqui de novo eu respondo hehe :upside_down_face:

1 Curtida

Boa tarde, @Camila

Então, minha dúvida é mais se fiz a neutralização parcial certo e se tem uma maneira mais eficiente que essa feita por mim !!! Eu tlg na diferença entre as neutralizações… o problema é quando, em uma neutralização parcial, for “travado” as proporções dos reagentes como nesse caso que botei ai !!!