Soma dos termos da p.g

alguém me ajuda nesta parte: Sn = a1+a2+a3+…+an-1+an . Até aqu em compreendi, ai depois ele multiplica isso pela razão e fica: Sn.q = a1.q+a2.q+a3.q+…+AN-1.Q+an.q e chegou a conclusão que o AN-1.Q é o próprio an. Por que o próprio an?? não compreendi esta parte. Daí tira que sn.q = a1+a2+a3+…+AN+an.q. Me expliquem por favor o por que de ser an e não an-1.q. Muito obrigada

Oi, Giovana, como está? Espero que bem! :blush:

vamos pensar em uma pg:

o a2 não seria o a1.q?
assim como o a3 é o a2.q e assim por diante.
vou deixar um esquema aqui:

você poderia deixar essa resolução para eu ver? eu achei estranho essa parte:

o a1, a2, a3 não estão multiplicados por q?

sim, eles estão multiplicados por q, mas tipo… o a1.q seria o a2, correto?E o a2.q seria o a3… e por isso a conta ficou assim: sn.q = a2+a3+…+AN+an.q ( me desculpa, não tem o a1, começa pelo a2).

ah simmm, agora sim!

isso mesmo!

sn.q = a2+a3+…+AN+ an.q

porque, como coloquei ali no desenho, o an é o a(n-1).q, nisso ele fez a substituição, da mesma forma que fizeram do a1.q por a3, por exemplo :blush:

Aaah, siiimm. Agora que eu entendi kkkkkkk coisa simples. Muito obrigada :grinning::two_hearts:

imagina! às vezes quando estamos cansados (ainda mais essa época do ano), fica complicado notar certas coisas. Nesse caso, não é tão fácil de notar não. Fica tranquila! :blush:
acho que você acabou colocando sua dúvida na categoria errada (Engenharia), por isso editei, ok?
Qualquer coisa é só postar aqui! :raising_hand_woman:t2:

Está bem, muito obrigada. :slight_smile: