Termoquímica - Vestibular

Boa tarde! Fiquei na dúvida nessa questão. Alguém poderia me explicar.

Gabarito: C

3 Curtidas

Olá, Lucas!

A entalpia é calcula assim: ΔH = ΔHp – ΔHr (variação = delta dos produtos MENOS o delta dos reagentes).

O ΔH= -890,4 kJ/mol indica que é uma reação Exotérmica e que libera essa energia na combustão de 1 mol de metano.

Vamos rebater as alternativas falsas:

A) Em 2 mols de metano serão liberados 1780,8kJ e não absorvidos. Lembra que a reação é exotérmica
B) A variação de entalpia se refere à combustão do metano e não do dióxido de carbono
D)A variação da entalpia não indica força de ligação dessa forma
E)Para que a água que está em estado gasoso passe para o estado líquido deve sofrer o processo de liquefação que libera energia, ou seja tem valor negativo. Se adicionarmos esse valor negativo da liquefação na entalpia dos produtos na equação a entalpia irá diminuir e não aumentar.

A alternatica C está correta, já que diz que a energia absorvida na quebra é menor que a energia liberada, por isso mesmo que a reação é exotérmica
ligacoes-na-equacao-do-metano

Espero ter ajudado…Qualquer coisa só falar

3 Curtidas

Para as futuras dúvidas que queira adicionar ao fórum :smile:

3 Curtidas

@MRosa tudo bem ?

Primeiramente, obrigado pela ajuda. Em segundo lugar, acredito que seguir as regras do fórum. Coloquei o gabarito e o nome do conteúdo no título.

1 Curtida

Oi, @Lucas_Marciel! Tudo certo!

Que bom que a resposta ajudou!
A sua pergunta estava muito bem colocada. Desculpa se te causou algum incômodo, mas estou fixando esse anexo em todas as respostas que dou de uns dias pra cá, para que a mensagem dele fique mais divulgada no fórum e ajude mais pessoas na hora de postar a dúvida.

2 Curtidas