Transferência de curso pelo ENEM

não sei se isso pode ser discutido aqui, mas se puder:
atualmente estou fazendo graduação em um curso. se eu fazer o ENEM desse ano e quiser usar a nota para mudar de curso, algum procedimento geral, como dispensa da matrícula, precisa ser feito ? eu procurei em vários sites e só achei conteúdo falando sobre transferência interna, mas e nesse caso onde eu já estou cursando algo e quero usar a nota do ENEM para mudar de curso na mesma faculdade?

Rapaz, eu passei por isso, mas infelizmente não me lembro oq eu fiz. Eu fiz o ENEM de novo, passei no SISU e me matriculei em outro curso na mesma instituição.

Uma coisa é certa, você não precisa mexer em nenhuma papelada de transferência interna. Eu acredito que basta você passar pelo SISU e se matricular no curso novo e depois cancelar a matrícula no outro (logo depois que a sua nova matrícula seja realmente efetivada). Acho até que pode até não informar nada e esperar ser jubilado, mas é melhor cancelar oficialmente pq dependendo de quanto tempo vc está no curso, a faculdade pode abrir a vaga para outra pessoa.

Porém, oq vc tem que fazer é se informar na instituição. A pergunta deve ser essa: “Para me matricular no curso X, preciso cancelar previamente minha matrícula no curso Y?”