Questão 09

Questão x9 de Física da prova UFSC/2018

Avaliação:

Na figura abaixo, temos um pulverizador de compressão em inox e sua ficha técnica. Esse equipamento é utilizado em residências para pulverizar os jardins com veneno, a fim de eliminar insetos. 

Em uma aula de Física, o professor utilizou o equipamento para contextualizar o tema gases ideais, desprezando qualquer alteração na temperatura e no volume do tanque, e fez algumas previsões para seus alunos a respeito do ar contido no interior do pulverizador vazio. Quanto às previsões que podem ser feitas pelo professor, é correto afirmar que:

01. quando acionamos algumas vezes a alavanca, a energia interna do ar contido no tanque aumenta.

02. a pressão do ar no interior do tanque não depende do número de mols do ar contido no tanque.

04. a energia interna do ar contido no tanque é diretamente proporcional ao número de mols do ar.

08. se o número de mols do ar contido no tanque for igual a 0,8 e sua temperatura for 27 °C, então a pressão nas paredes do tanque será, aproximadamente, de 394,0 kN/m2 . OBS: R=0,082 (atm L)/(mol K)

16. podemos utilizar a equação  para relacionar as grandezas de dois estados distintos, antes e depois de acionarmos a alavanca.

32. quando acionamos a alavanca, o número de mols do ar contido no tanque aumenta.