Circuitos R L C - Eletricidade

Circuitos do tipo R C são circuitos constituídos por resistores e capacitores, podendo apresentar uma configuração série ou paralela. Uma aplicação desta configuração é capacitor como mantedor de uma tensão continua na saída de um retificador, sendo a resistência colocada em serie para representar a resistência interna real desse capacitor. Já no arranjo paralelo, tal resistência é colocada para evitar que o capacitor permaneça com acúmulo de energia em momentos que não é necessário. Considere um circuito R C série operando em regime permanente, sendo alimentado por uma fonte de tensão senoidal em corrente alternada. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
a) A corrente está atrasada da tensão no resistor
b) A tensão no resistor está atrasada da tensão no capacitor.
c) A tensão no resistor está adiantada da tensão no capacitor
d) A corrente está atrasada em relação à tensão de alimentação
e) A corrente está atrasada da tensão do capacitor.

Boa noite Valdir, tudo bem?

Em circuitos série, a corrente é igual em todos os componentes do ramo, logo, podemos riscar todas as possibilidades que digam o contrário. Sabemos que, qualquer discrepância de fase ocorrerá na tensão.

O capacitor é uma peça que sempre tenta manter a tensão, só alterando-a com o tempo. Como sei que ele tende a segurar a tensão, ele acaba com uma tensão atrasada em relação a corrente. Como o resistor fica sempre com a mesma fase entre tensão e corrente, sei que a tensão no resistor está adiantada em relação a tensão no capacitor, alternativa B.

Quase uma da manhã o cansaço começa a bater. Deu pra entender ou fui pouco claro?
Abraço!

Perfeito professor, estou precisando de umas aulas ai