Como se faz uma redação?

redação_enem

Olá pessoas!
Eu tenho feito algumas redações ao longo do ano, mas não sei se tenho procedido de maneira adequada, pois ao pegar algum tema randômico que eu não sei nada (dados, referências ou notícia), eu faço uma pesquisa nos googles da vida para enriquecê-la. Contudo, não me sinto bem quanto a isso, uma vez que, quando eu estiver na minha prova, não terei esse cheat, então é como se eu estivesse trapaceando o processo. Isso está certo? Professores, humanos do me salva, Camila onipresente, ajudem–me!

Oi, Helena, como está? Espero que bem! :smiley:

Não sou a Camila professora que você queria, mas posso tentar te ajudar!

eu também passei pelo mesmo problema que você, e sabe o que eu comecei a fazer?
Eu comecei a anotar em um caderninho repertórios que eu sentia que poderiam ser úteis em várias redações!
Eu não pegava repertórios soltos (tipo frases e etc). Eu fazia assim: estudei revolta da Vacina, por exemplo, achei interessante, nisso eu ia até esse caderno e colocava como eu poderia trazer isso para o presente.

Outra coisa, alguma notícia que eu acho interessante eu anoto e etc.

No meu caso, eu tenho muita dificuldade em decorar dados, alguns eu sei de tanto ouvir, mas fora isso…

Então, vá anotando nesse caderno, principalmente repertórios coringas e perto das suas provas você pega esse caderninho e fica lendo!
Eu faço isso e sempre me ajuda! Por exemplo, no dia que tem redação na minha segunda fase, eu levo esse caderno comigo e fico sentada do lado de fora da sala lendo, nisso fecho, guardo na bolsa, deixo a bolsa na frente da sala (porque os fiscais pedem).
Você pode criar isso no seu computador, tem um aplicativo que chama Evernote, nisso você sincroniza no seu celular e você pode ficar lendo no seu celular antes da prova.

Eu não sou a única que faz isso, uma amiga minha (ela tirou 960 no enem). Ela antes da prova ficava lendo no celular algumas coisas que ela achava interessante também.

Por outro lado, se você está fazendo redações desde o começo do ano, a chance de você se deparar com um tema parecido é muito grande, então como você já fez uma pesquisa prévia, não há porquê você se preocupar!

Caso se interesse, vá aqui na lupa do fórum e procure por “redação enem”
terá várias dicas!

Oi, Helena! Tudo bem???

Acho que a Camila já disse tudo, mas vou falar um pouco de como eu faço. Também não curto muito essa ideia de ver o tema da redação e pesquisar sobre antes de dissertar, pelos mesmos motivos que você apresentou. Nesse caso, eu faço a redação normalmente e somente pesquiso sobre o assunto depois de já receber corrigida.

Quanto ao tipo de informação a ser colocada eu já mandei a ideia de colocar dados pro lixo kkkkkkk. Tenho a mesma dificuldade da Camila de memorizá-los. Por isso procuro investir mais na área de filosofia/sociologia, literatura e notícias bastante conhecidas.

Daí é imprescindível reforçar a importância de estar sempre antenado aos noticiários, lendo livros e, mais importante, saber que o conteúdo que você estuda na escola pode ser muito útil na sua argumentação.

Espero ter ajudado um pouco, abraços!

Pessoas muito obrigada pelas dicas. Vou manter o modus operandi da pesquisinha cheater e nos dias dos simuladões, farei no freestyle e caso não souber dados pertinentes, darei aquela recheadinha de linguiça sociológica.

exatamente como eu faço!!
pesquisar e se informar sempre é bom, sabe? Nos simulados você notará o que ficou em sua memória e o que não!

qualquer dúvida posta aqui
acho bem legal quando as pessoas compartilham dicas e etc. Fiquei bem feliz quando o @Joao_Vitor_Ponciano_Gama falou sobre os dados, porque eu percebi que não a única.

Enfim, vamos nos falando! :smiling_face_with_three_hearts: