Efeito fotoelétrico


#1


resposta:11


#2

Oie Isadora!

Procurei o gabarito na internet, pois tinha quase certeza absoluta que a 16 tinha que estar certa, então a resposta não podia dar 11.

.01. Certa. Achei que a frequência mínima (frequência de corte) dessa placa de metal é 6,06.10^14 Hz - então só a partir da cor azul que o elétron será emitido da placa na forma de fóton.

Frequência de corte é a frequência necessária para que ocorra o fenômeno fotoelétrico devido ao fato que uma certa energia deve ser suprida ao elétron a fim de removê-lo da superfície do material.
f o=W/h, onde W é a energia que o elétron tem que adquirir para poder sair do material, e é chamado função trabalho do metal.^1 e h é constante de Planck.

.02. Errada. Para a mesma freqüência f, a energia cinética dos elétrons emitidos é sempre a mesma. Os elétrons arrancados por outra frequência, terão energias diferentes.

A emissão e a energia dos elétrons arrancados dependem da freqüência e não da intensidade da radiação eletromagnética incidente^2.

.04. Errado. Pois nenhum elétron é emitido pelo metal enquanto a frequência da luz (fótons) incidente não ultrapassar um certo limite de frequência^3 - que só vai ser quando a frequência for > 6,06.10^14 Hz.

.08. Errada. Seria certo se a cor amarela estivesse acima da frequência de corte e estivesse arrancando elétrons.4

.16. Certa “Einstein explicou os resultados experimentais do efeito fotoelétrico, estendendo a hipótese, introduzida em 1900 por Planck, de quantização da energia da radiação eletromagnética- a luz é composta por quanta ou fótons. Ele propôs que quando um fóton interage com a matéria comporta-se como uma partícula e cede toda sua energia a um elétron individual.” fonte


#3

Gabarito UFSC 2018/2 - Prova Verde - Questão 26.

Resposta: 17.


#4

Oii! Muito obrigada pela ajuda! Eu confundi a ordem das provas e peguei o gabrito da prova amarela, desculpe.