Função do lisossoma

citologia

#1

A silicose é uma grave doença, com perda progressiva da capacidade ventilatoria dos pulmões, encontrada comumente em trabalhadores de minas. Partículas de sílica destroem uma organela citiplasmatica, causando extravasamento de enzimas, que levam à morte celular

A organela acima referida é

A) lisossoma
B) mitocondria
C) complexo de golgi
D) reticulo endoplasmatico

Eu não entendi pq a resposta certa é lisos soma sendo que a mitocondria que é a responsável pela respiração celular. Alguém me ajuda?


#2

Oi, Nara! Tudo bem?

O enunciado afirma que há um extravasamento de enzimas, que levam à morte celular. As mitocôndrias não possuem enzimas capazes de destruir organelas/células. Nesse caso, os lisossomos respondem à questão, pelo fato de apresentarem enzimas digestivas e demais substâncias capazes de degradar não só substâncias do meio extracelular, como também substâncias do meio intracelular (nesse caso, organelas).

De fato, caso as mitocôndrias sejam destruídas, a célula pode morrer devido à falta de energia, entretanto a questão enfatiza o extravasamento de enzimas (o que não impede que as mitocôndrias sejam destruídas posteriormente).

Segue um link para você entender um pouco melhor a ação dos lisossomos:
https://www.todoestudo.com.br/biologia/lisossomos

Espero ter ajudado, abraços!