Os peroxissomos e lisossomos estão em todas as células eucarióticas?

Sempre fico em dúvida com relação a existência de peroxissomos e lisossomos em células animais e vegetais.Já ouvi dizer que existem somente nas animais mas não tenho certeza.

Oi, Izabella! Tudo bem?

Dei uma procurada aqui e encontrei no livro Fundamentos da Biologia, de Amabis e Martho, que os peroxissomos são encontrados tanto em células animais quanto em vegetais.

Quanto aos lisossomos, não encontrei nenhum dizer acerca da presença nos dois tipos celulares, somente na célula animal. No mesmo livro citado, é dito que os lisossomos primários são bolsas formadas no complexo golgiense e que não iniciaram a digestão intracelular, enquanto os lisossomos secundários (ou vacúolos digestivos) são os lisossomos primários fundidos aos fagossomos/pinossomos, em processo de digestão. Pesquisando mais um pouco, achei o seguinte, no Wikipédia:

De forma simplificada poderia se dizer que vacúolos são os lisossomos em plantas, fungos e algas. Essas organelas, no entanto, acabaram assumindo uma alta versatilidade, de forma que uma definição restrita de lisossomos se torna insuficiente.

Espero ter te ajudado um pouco, abraços!

Joãozito arrasa nas respostas! :clap:t2:

sobre os lisossomos, eu encontrei a mesma coisa
caso queiram eu posso tentar olhar aqui nos livros de bio que tenho, mas acho que deve ser isso mesmo!

Tô aprendendo com a melhor hahaha

Pode ficar à vontade para completar o raciocínio com o que você encontrar. Qualquer informação é bem-vinda!

:tipping_hand_woman:t2: hahahahahah

pode deixar! é que sei lá o porquê, mas hoje me bateu um sono agora que eu nem sei como eu to digitando, mas amanhã caso eu pesquise algo sobre eu posto aqui!