Questao de nox me ajudem

Na natureza, o elemento nitrogênio aparece sob diversas formas. Assinale no quadro abaixo a alternativa que associa corretamente a espécie química com o estado de oxidação do elemento nitrogênio.

a minha duvida é a seguinte: se o nitrogenio tem 5 eletrons na camada de valencia, ele so pode receber 3 eletrons correto? entao como na tabela todas as alternativas tem um numero 4 ou um valor mais alto? eu n entendi essa parte

Eu realmente não estou entendendo porque você está analisando a camada de valência do nitrogênio para dar o nox dele.

De acordo com o mundo educação:
O número de oxidação (NOX ) de um elemento é a carga elétrica que ele adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial (δ) que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente. Isso significa que corresponde à tendência de um átomo de atrair os elétrons envolvidos nas ligações que realiza. Por isso, a maioria dos elementos químicos apresenta diversos números de oxidação, dependendo do composto que ele está formando.

Para fazer o que a questão pediu:
NH3: Basta saber que o nox do hidrogênio é 1, como temos 3 hidrogênios temos um três positivo porque ele é um cátion. Para a equação dar zero:
+3 + x = 0
Esse +3 do hidrogênio deverá ser somado a outro número, qual número? O -3. Assim a equação zera, então o nox do hidrogênio é -3.

Agora é só fazer parecido com os outros.

NH4+
É um íon, o procedimento é um pouco diferente. Vamos igualar a carga do íon, podemos ver que tem um sinal de + sozinho ali do lado, então a carga é +1.

1x(4 hidrogênios) + X = +1
4 + X = +1
x = -3

NO2-

2x(-2) + X = -1
-4 + X = -1
x = 3

NO3-

2x(-3) + X = -1
-6 + X = -1
X = 5

N2
Elemento sozinho o nox é sempre zero.

N2O

1x(-2) + 2X = 0
-2 + 2X = 0
X = 1

NO

1x(-2) + X = 0
-2 + X = 0
X = 2

NO2

2x(-2) + X = 0
X = 4

Nox vai ser a tendência de “adquirir” uma carga em cada ligação:

Exemplo:
NH3 em sua ligação com o hidrogênio, a tendência do elétron é ir para o nitrogênio que é mais eletronegativo, então supostamente ele recebe um elétron e quando isso acontece na química, é usado -1 para indicar e o hidrogênio vai perder então sua carga fica +1. Isso acontece para cada ligação, então ao final o nitrogênio acumulou uma carga de -3 que é a tendência que ele tem de atrair o elétron e não a ligação que ele faz propriamente dita. Então, o número de oxidação não é a quantidade de elétrons que ele recebe propriamente dita, é uma análise das ligações e das tendências de atrair elétrons.

Olá, João! Tudo bem?

Realmente, segundo a regra do octeto, os átomos tendem a se estabilizar com 8 elétrons em sua última camada. O Número de Oxidação, por sua vez, depende majoritariamente da eletronegatividade dos elementos que formam uma substância. Por isso, o Nox do nitrogênio varia de acordo com a substância à qual está ligado (é mais eletronegativo que o hidrogênio, mas é menos eletronegativo que o oxigênio).

Espero ter ajudado!