[Química] Calorimetria

Boa tarde pessoal, me ajudem nessa questão? GAB:12,5°C

E aí, tudo bem?

Nesse caso, você tem de igualar os calores: do gelo e da água líquida.

Q1 será igual ao calor necessário para fazer o gelo chegar até 0ªC (utilize Q = mcΔT) somado ao calor necessário para fundir o gelo (Q = mL) e somado ao calor necessário para chegar à temperatura de equilíbrio, x (em ΔT ele será a temperatura final).

Q2 será igual ao calor da água líquida. Utilize Q = mcΔT e de novo a temperatura final do ΔT como x.

Iguale as duas e resolva para x.

Feito? :slight_smile: Qualquer dúvida na resolução, escreva.

Professor, fiz do jeito que você informou, mas estou encontrando como resultado 32 °C. Sabe me dizer onde errei?

CodeCogsEqn

Olhando assim por cima, o terceiro termo da sua soma está com a capacidade calorífica errada (está o do gelo, e nesse ponto já estamos falando da água). Da mesma maneira, a temperatura inicial nesse caso é a do gelo (0°C ou 273K).

Só para relembrar, o primeiro termo é correspondente ao calor necessário para elevar a temperatura dos 36g de gelo até o ponto de fusão. Depois é o calor latente (que corresponde à mudança de fase) e o terceiro é o calor necessário para elevar essa massa de gelo do ponto de fusão até a temperatura de equilíbrio. Então, no terceiro termo, o valor a ser utilizado para capacidade calorífica é da água, não do gelo.

Feito? :slight_smile:

Muito obrigado professor, realmente eu estava me confundindo aí, e sem querer troquei os valores das temperaturas finais e iniciais na variação. Obrigado!!!