[Química] Termoquímica


#1

Pessoal, me ajudem nessa questão? Não consegui fazer. GAB: D


#2

Olá!

Primeiramente peço desculpas pela demora!

A hidrogenação do ciclohexeno pode ser representada da seguinte forma:
image
A entalpia dessa reação pode ser calculada utilizando os calores de formação.
image

Na hidrogenação do ciclohexeno, o resultado da quebra de uma ligação dupla carbono-carbono e formação das ligações carbono-hidrogênio temos a liberação de -28,6 kcal/mol.

A representação da hidrogenação do benzeno é a seguinte:
image

Para o benzeno teríamos três vezes o número de ligações quebradas/formadas, ou seja, o esperado seria a liberação de -85,8 kcal/mol (3x28,6). Entretanto, o calor liberado na hidrogenação do benzendo é 36 kcal/mol menor, portanto, é liberado -49,8 kcal/mol (85,8 - 36). [Alternativa I - VERDADEIRA].

Obs.: Essa diferença de 36 kcal representa “quanto” mais estável o benzeno é do que o esperado. Esse valor representa a energia de ressonância do benzeno que está relacionado a essa estabilidade bizarra do anel.

A diferença entre a entalpia esperada (-85,8 kcal/mol) e a de fato liberada (-49,8 kcal/mol) é as 36 kcal/mol do enunciado. Podemos concluir que cada carbono necessita uma quantidade de 6 kcal/mol para estabilizar (6 kcal/mol x 6 carbonos = 36 kcal/mol). [Alternativa II - VERDADEIRA].

O composto 1,3,5-ciclohexatrieno é um dos híbridos de ressonância do próprio benzeno. Dessa forma, a surpresa seria se eles apresentassem diferença hehe. [Alternativa III - FALSA].

Não sei se consegui ser muito claro nas explicações, então se ficar alguma dúvida da um grito :slight_smile:

Foi mal por deixar a dúvida tanto tempo sem resposta.


#3

Muito obrigado professor.