Rendimentos de escala e lucro

Varian diz que se uma empresa com rendimento de escala decrescente dividir-se em duas ele geraria um aumento de mais da metade da produção. Eu não entendi bem o porquê. Alguém poderia me ajudar?

E aí, Willian!! Beleza??

Bom, quando a gente pensa em rendimento de escala estamos falando a da relação entre a escala (tamanho) de uma empresa e sua produção.

Se dividirmos uma empresa (grande) que, no caso, duplicou sua capacidade produtiva e obteve menos do que o dobro do aumento da produção (um rendimento de escala decrescente), teríamos 2 empresas (menores), como alta capacidade produtiva, mas menores tamanho.

As barreiras de supervisão/gestão administrativas, burocráticas, hierárquicas, que ocorrem quando se aumenta a empresa, diminui quando se divide a empresa em duas.

Olá Athos. Eu não consigo enxergar como isso se dá algebricamente.

Então, vamos tentar construir um exemplo mais concreto…

A visão algébrica vem com o entendimento como um todo.

A ideia é que a empresa tem um limite nessa relação entre produção e o tamanho da empresa.
Não se pode ir aumentando a produção, achando que isso, com certeza, vai gerar maiores rendimentos, porque a aumentar a produção afeta outras variáveis que, consequentemente, fazem com que esse investimento em um aumento na produção não gere um aumento no rendimento, e sim um rendimento decrescente.

Num problema algébrico, o enunciado terá de te dar informações sobre a situação da empresa, para que tu consiga deduzir se o rendimento será crescente, constante ou decrescente.

Vamos pensar em uma empresa que está operando na sua capacidade máxima.
Ela quer aumentar a sua produção em 50%… Para isso ela terá que alugar (ou comprar) um novo espaço físico que aumentará 70% seus custos.

Esse aumento na produção de 50% (que era para gerar um maior rendimento para a empresa), irá gerar um custo maior do que ela irá produzir. Logo esse aumento na produção irá gerar um aumento na produção geral (pois ela estará produzindo 50% a mais do que antes), mas junto a isso, irá aumentar seu custo em 70%, logo, a empresa terá no geral um rendimento 20% maior do que antes, mas esse rendimento será menor do que ela aumentou na sua produção.