Sistema Nervoso

Assinale o segmento grifado incorretamente empregado.

"(…) Esse dogma caiu nos últimos anos, quando experiências conduzidas em pássaros mostraram que, ao aprenderem uma nova canção, surgem novos neurônios nos centros cerebrais que coordenam o canto; e também, quando foi documentado o nascimento de novos neurônios em duas áreas cerebrais dos seres humanos e de outros mamíferos: o bulbo olfatório (responsável pela organização do olfato) e o cerebelo (área de processamento das memórias).

Por que o bulbo olfatório está incorretamente empregado?

Boa noite!
Bem, essa sua questão me deixou bastante intrigada, então fui atrás da original e suas respectivas respostas.

Essa é a Questão#14 do Vestibular da Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre (link da prova) e, em verdade, o gabarito não é esse que você mandou e sim: CEREBELO (alternativa E).

Excerto:

" O texto abaixo, que diz respeito à plasticidade do sistema nervoso, apresenta cinco segmentos grifados, um dos quais incorretamente empregado. Assinale-o.

A transmissão do impulso nervoso de um neurônio para outro depende de estruturas altamente especializadas: as sinapses. A maioria delas se estabelece entre o axônio e o dendrito e entre o axônio e o corpo celular (a). Nas sinapses, as membranas das duas células nervosas ficam separadas por um espaço de 20-30 nanômetros, denominado fenda sináptica(b). Junto a ela, no terminal pré-sináptico, há numerosas vesículas que contém os neurotransmissores©, que só mediadores químicos responsáveis pela transmissão do impulso nervoso. Até dez anos atrás, o dogma central da neurociência era que os neurônios perdidos jamais seriam recuperados. O argumento para justificá-lo parecia convincente: se novos neurônios surgissem e alterassem a configuração sináptica cerebral, como poderíamos conservar memórias? Esse dogma caiu nos últimos anos, quando experiências conduzidas em pássaros mostraram que, ao aprenderem uma nova canção, surgem novos neurônios nos centros cerebrais que coordenam o canto; e, também, quando foi documentado o nascimento de novos neurônios em duas áreas cerebrais dos seres humanos e de outros mamíferos: o bulbo olfatório(d) (responsável pela organização do olfato) e o cerebelo(e) (área de processamento das memórias).

Adaptado de: VARELLA, Drauzio.Folha de S. Paulo, 1 out. 2005"

A resposta certa é cerebelo, alternativa E, porque esta parte do cérebro tem à ver mais com movimentos de musculatura, equilíbrio, entre outros, não uma área que tem por fim primordial o processamento de memórias, como ali está escrito.

Segue o gabarito que encontrei. Por ser um vestibular muito antigo, foi difícil de achar kk (link)

Espero ter ajudado de alguma forma ^^ Abraço :wink:

p.s.: logo, bulbo não está marcado incorretamente, está certo.

Segue aqui também link para a reportagem do Dr. Drauzio V. Lá, o que ele coloca não é ‘cerebelo’, é ‘hipocampo’ :wink:

Obrigada querida!! Realmente esse material que tenho tem vários gabaritos errados kkk Novamente, obrigada pela explicação :heart:

Sempre que eu puder ajudar, é só gritar sz