Como se inscrever no ENEM

Está na dúvida sobre quais documentos são necessários, como solicitar atendimento especial, isenção da taxa de inscrição ou onde fazer sua inscrição para o ENEM? Sem problemas, aqui vamos explicar tudo!

Documentos necessários

Para realizar a inscrição do ENEM é preciso ter em mãos o Documento de Identidade (RG) e o CPF.

Passo a passo

1) As inscrições são realizadas exclusivamente a partir do site do ENEM;

ATENÇÃO: as inscrições para o ENEM 2020 acontecerão somente em maio.

2) Na tela inicial da inscrição, serão solicitados o número do seu CPF e a sua data de nascimento. Após informar esses dados, você será direcionado para uma página onde deve preencher informações como o número do seu Documento de Identidade, etnia e endereço.

3) A seção seguinte é a de Recursos, destinada aos concorrentes que precisam de atendimentos especializados. Se esse for o seu caso, preencha o formulário com a sua necessidade e anexe o documento que comprova a solicitação. Ficou com dúvida sobre quais são os atendimentos oferecidos pelo ENEM? Nós vamos falar sobre isso daqui a pouquinho.

4) O próximo passo é escolher o idioma da sua prova de Língua Estrangeira - as opções são Inglês ou Espanhol - e a cidade na qual deseja realizar o Exame.

5) Nesta etapa você irá informar a sua situação no Ensino Médio. São quatro opções de resposta: já concluí o Ensino Médio; estou cursando a última série/ano do Ensino Médio; estou cursando o Ensino Médio, mas não concluirei no ano letivo de 2020; e não estou cursando e não concluí o Ensino Médio.

Se você estiver concluindo o Ensino Médio neste ano, deve informar o nome da escola, o seu município e unidade federativa.

6) É hora de responder a um questionário socioeconômico, com perguntas sobre a renda e estrutura da sua família. Essas informações são importantes para fornecer um retrato da realidade educacional e do padrão de vida dos estudantes brasileiras, e podem ser utilizadas pelo governo, por isso preencha os dados com atenção e de acordo com a sua realidade - não vale mentir.

7) Falta pouco! Agora é hora de confirmar as suas informações de contato, ou seja, os seus telefones, e principalmente a sua senha e e-mail de acesso ao Portal do INEP. Memorize a sua senha, pois é a partir dessa senha que você poderá acompanhar os detalhes da sua inscrição, os resultados da prova e, até mesmo, participar dos processos seletivos que utilizam a nota do ENEM.

8) Agora é só imprimir o boleto, caso você não tenha solicitado, ou tenha tido o pedido de isenção da Taxa de Inscrição reprovado.

Ao final dessa etapa, será gerado o número da sua inscrição e um resumo das informações inseridas durante o cadastro. Verifique com atenção se todos os dados estão corretos, pois você só pode alterar o seu cadastro do ENEM durante o período de inscrições.

Pronto: inscrição realizada com sucesso! Agora é só pagar o boleto. É importante lembrar que o prazo para pagar o boleto, normalmente é de até 4 dias úteis após o término das inscrições.

Atendimento Especializado

Com o objetivo de que cada vez mais pessoas consigam realizar as provas, o ENEM conta com atendimentos especializados, que são solicitados durante a inscrição. Para que a solicitação seja aprovada, o candidato precisa anexar um documento que comprove a necessidade.

Além de tempo adicional e mobiliários acessíveis, o ENEM também oferece prova em braille, tradutor e intérprete de Libras, guia-intérprete para pessoas com surdocegueira, prova com letra ampliada e super ampliada, auxílio para leitura e transcrição. Confira quais especialidades têm direito às provas adaptadas:

  • Autismo;
  • Baixa visão;
  • Cegueira;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência física;
  • Deficiência intelectual/mental;
  • Déficit de atenção;
  • Discalculia;
  • Dislexia;
  • Surdez;
  • Surdocegueira;
  • Visão Monocular.

Gestantes, idosos, lactantes e estudantes em classe hospitalar também podem solicitar atendimento personalizado na hora da inscrição. Nesses casos, os recursos oferecidos terão como base as necessidades do inscrito. Um estudante em classe hospitalar, por exemplo, poderá fazer a prova no seu ambiente de tratamento.

O único atendimento especial que não é solicitado na hora da inscrição do ENEM é o de Nome Social. A inscrição deve ser feita inteiramente com o nome civil do participante e, só depois, será liberado um prazo para a solicitação do uso do nome social na Página do Participante.

Isenção da Taxa de Inscrição

A partir de 2018, a solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição deixa de ser feita durante a inscrição. Neste ano o prazo para solicitação da isenção foi entre os dias 1 e 10 de abril, quase um mês antes das inscrições. A solicitação é feita também através Página do Participante.

Lembre: A aprovação do pedido de Isenção não garante a Inscrição no ENEM, são processos separados!

Quem tem direito:

  • matriculados no último ano do Ensino Médio na rede pública
  • aprovados no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2019;
  • ter estudado durante todo o Ensino Médio em escola pública;
  • ter sido bolsista em escola particular, com renda per capta abaixo de um salário mínimo e meio;
  • inscritos no Cadastro Único, requisito para participar dos programas sociais do governo federal

Principais Documentos Necessários:

  • documento de identificação do participante e dos membros do seu núcleo familiar;
  • comprovante de residência no Brasil - vale conta de água, energia elétrica, gás, telefone, carnê de IPTU, correspondências oficiais ou bancárias
  • número do NIS para participantes do CadÚnico.Caso não tenha, é só marcar a opção “Não tenho NIS”.

ATENÇÃO: Fique atento ao prazo do resultado do pedido de isenção. Se o seu pedido tiver sido negado, você terá somente o prazo de 5 dias úteis para recorrer e enviar os documentos escaneados que comprovem os dados declarados na solicitação de isenção.

Taxa de Inscrição do ENEM

Em 2019, a taxa de inscrição do ENEM foi de 85 reais e pode ser paga até o dia 23 de maio em agências bancárias e dos Correios, casas lotéricas e pela internet.

A confirmação da inscrição do ENEM só acontece após o processamento do pagamento pelo Banco do Brasil. Então, sempre é importante não deixar para pagar o boleto na última hora.


Leia também

O que é o ENEMComo funciona o ENEMComo se inscrever no ENEMResultado do ENEMComo estudar para o ENEMRaio-X dos conteúdos do ENEM

Baixe os melhores materiais de estudo gratuitos

Checklist de conteúdos para o ENEM

Mapa Mental de Física

Exemplos de Redação para Praticar

Confira a lista completa de materiais para baixar

As melhores ferramentas para o estudante

Correções de RedaçõesPlano de EstudosSimuladosBanco de Provas
Simulador SISU