Fale conosco

51 99438-10160800 001 8789

A gente liga para você

Agendar uma ligação

Simulador
SISU 2020

Use as suas notas do ENEM 2019 para simular as suas chances de passar em uma universidade pública.

Simular minhas chances

Como funciona o Simulador SISU do Me Salva!

Simule as suas chances de passar

Simule as suas chances de passar

Preencha as suas notas reais ou estimadas do ENEM, selecione a modalidade de acesso, o curso desejado, o estado e pronto! Você já terá uma simulação em quantas universidades você terá chances de passar, com base nas notas de corte do SISU do ano anterior.

Veja as suas chances de aprovação por Universidade

Veja as suas chances de aprovação por Universidade

Termine de completar o cadastro e receba o boletim com as notas de corte máximas e mínimas, baseadas no SISU do ano passado, por universidade para o curso que você escolheu. Ah, e fique tranquilo - é tudo confidencial!

Faça diferentes simulações para o SISU!

Faça diferentes simulações para o SISU!

Não tem problema se você está em dúvida sobre o curso que quer fazer, ou se considera a possibilidade de mudar de estado e cidade. Faça quantas simulações quiser, o nosso objetivo é que você esteja o mais preparado possível para realizar a inscrição no SISU.

Preencha com suas notas

O que você deve saber sobre o SISU?

O SISU é uma oportunidade e tanto para que você possa iniciar 2020 já com a sua vaga garantida na universidade. Mas para início de conversa separamos abaixo as informações básicas que todo estudante deve saber antes de fazer a inscrição no SISU.

O que é o SISU?

O SISU - Sistema de Seleção Unificada é onde as universidades públicas oferecem suas vagas para os candidatos que participaram da última edição do ENEM. Cada estudante pode se candidatar a duas opções de cursos/universidades.

Como funciona o SISU?

O SISU abre suas inscrições duas vezes por ano: uma vez no início do primeiro semestre e outra no início do segundo semestre. Normalmente, as inscrições ficam abertas durante uma semana e você está liberado para mudar suas opções de cursos, conforme a classificação parcial, até o final do período de inscrições - prevalecendo a última alteração salva.

As inscrições são feitas em apenas uma etapa. Após a finalização das inscrições o sistema faz a seleção automática dos candidatos mais bem classificados por curso e universidade, conforme a nota do enem e os pesos atribuídos a cada nota, que podem variar de curso para curso e de universidade para universidade. A chamada dos candidatos é feita com um prazo para efetivação da matrícula.

Quem pode se inscrever no SISU? Existe uma nota miníma?

Para se inscrever é preciso ter feito o último ENEM, no caso o de 2019, não ter zerado a redação, e já ter concluído o Ensino Médio. Algumas universidades exigem nota mínima e/ou média para a inscrição em determinados cursos, o que já é sinalizado no sistema de inscrição com uma mensagem de aviso para caso a nota do candidato não seja suficiente.

Como se inscrever no SISU?

A inscrição é feita no - sisu.mec.gov.br, com o número da inscrição e senha do ENEM. Ao acessar o sistema é importante conferir se os seus dados estão corretos. Em seguida, na tela “Minha Inscrição” você poderá ver os cursos, número de vagas e documentos necessários para se inscrever, caso seja selecionado. Lembre-se de estar atento a documentação exigida para cada modalidade de inscrição e de selecionar na primeira opção de curso e universidade, a opção que você tem maior interesse e chances de ser selecionado, pois esta será a opção priorizada pelo sistema na hora da seleção.

Como funciona a seleção por modalidades de acesso?

Existem três modalidades de inscrição em que os participantes podem concorrer entre si: cotas, ações afirmativas das próprias instituições e ampla concorrência.

A modalidade por cotas destina 50% das vagas para estudantes que estudaram em escola pública - dentre as vagas destinadas aos estudantes de escola pública, ainda metade das vagas são reservadas para estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Além disso, um percentual das vagas por cotas é reservado a estudantes declarados pretos, pardos ou indígenas e com deficiência física. Este percentual é calculado de acordo com a porcentagem de pessoas com estas características dentro do estado da federação onde cada universidade se situa.

As vagas destinadas à ampla concorrência são para estudantes que estudaram em escola privada, e que não se enquadrem nos critérios de renda familiar mínima, nem se autodeclaram como pretos, pardos, ou com deficiência física.

Além disso é facultada a cada universidade a adoção de políticas afirmativas próprias que podem atribuir bônus a nota de estudantes com determinados perfis para que concorram junto aos demais estudantes inscritos na modalidade de ampla concorrência.

Como faço para saber a minha posição do SISU?!

A partir do segundo dia após a realização da inscrição será possível acompanhar a sua classificação parcial - para fazer isso é só acessar o sistema do SISU. A classificação parcial é calculada diariamente e é feita a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção de curso e modalidade de acesso em que você está concorrendo.

Quando sai o resultado do SISU?

O resultado do SISU sai, normalmente, na semana seguinte após as inscrições. Você pode conferir o seu resultado no boletim do candidato da página do Sisu, no site da universidade em que você se inscreveu ou, se achar melhor, ligar para a Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.

Como faço para entrar na lista de espera?

Pode participar da lista de espera quem não foi selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso. Quem estiver apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse em entrar para a lista de espera ou para a primeira, ou para a segunda opção de curso selecionados lá atrás na etapa da inscrição.

Como usar o Simulador Sisu ao seu favor?

Normalmente, existe todos os anos o período de alguns dias entre a liberação da Nota do ENEM e abertura das inscrições no SISU: é um período de ansiedade e preocupação, já que ninguém sabe se vai ser aprovado ou não. É nesta situação que entra o Simulador de Notas de Corte, já que com ele você conseguirá já ter uma noção das suas chances e de em quais universidades poderá concorrer a uma vaga. Assim, com estas informações vocês já estará mais preparado para selecionar as opções de curso em que você terá maiores probabilidades de passar.